ParanáCidades

Demarcações territoriais de Campo Largo e Balsa Nova podem mudar

Os limites em vigor foram estabelecidos em 1970, por lei estadual

 Demarcações territoriais de Campo Largo e Balsa Nova podem mudar

(Fotos: divulgação)

As demarcações territoriais entre Campo Largo e Balsa Nova, na região metropolitana, podem mudar. Os limites em vigor foram estabelecidos em 1970, por lei estadual, e têm como base os rios que cortam os municípios. Eles foram criados quando Balsa Nova deixou de ser um distrito de Campo Largo. Com o passar dos anos, a precisão dos limites foi comprometida e gera desafios na interpretação. É o que relata o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, Gilson Santos. Ele defende que as demarcações precisam ser atualizadas.

A AMEP apresentou uma nova proposta de ajuste territorial, feita com a ajuda do Instituto Água e Terra. De acordo com a nova lei, o mapeamento utiliza coordenadas geoespaciais e georreferenciadas. Assim, as demarcações não vão precisar de atualização com o passar do tempo. A nova proposta foi apresentada em uma reunião entre a AMEP e os prefeitos Maurício Rivabem e Marcos Zanetti. O plano prevê compensações para que os municípios não percam área ou receita.

Veja mais:

Segundo a Amep, a ideia é convocar audiências públicas nos municípios e encaminhar o texto para deliberação das Câmaras Municipais. Só em seguida o Poder Executivo encaminhará o tema para análise da Assembleia Legislativa, que vai oficializar a alteração. A reportagem tenta contato com as prefeituras de Campo Largo e Balsa Nova.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Manutenção do registro de forma auditável garante a segurança para empresas e empregados, dizem especialistas