Política

Lula diz que se soubesse de esquema da Petrobras envolvidos teriam sido presos antes

 Lula diz que se soubesse de esquema da Petrobras envolvidos teriam sido presos antes
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A audiência do interrogatório do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro começou com bate-boca entre a defesa e o juiz sobre a presença de celulares na sala da Justiça Federal. Depois de indeferir o pedido para que os aparelhos fossem usados na sala, Moro fez uma bateria de perguntas ao ex-presidente que durou três horas. No total, nesse que foi o segundo depoimento mais longo da história da Lava Jato, Lula foi interrogado por cinco horas pelo juiz federal Sérgio Moro. Ele negou ter pedido à OAS reforma no apartamento do Guarujá e disse que está sendo julgado pelo governo pelo que fez como governante, por um “Power Point Mentiroso”, em referência a entrevista coletiva de procuradores da Lava Jato em que foi exibida uma apresentação.

Lula se defendeu das acusações do Ministério Público Federal que apontam o ex-presidente como recebedor de vantagens pagas pela empreiteira OAS, em troca de contratos na Petrobras. Lula alegou que o apartamento do Guarujá foi rejeitado por ele quando foi ver o apartamento em 2005, que considerou pequeno para toda a família. O ex-presidente disse que a ex-primeira dama Marisa Letícia pode ter tido interesse em comprar o imóvel como forma de investimento, mas não discutiu mais isso com ela depois que houve a desistência.

Apesar de dizer inicialmente que tentaria não interromper o interrogatório, o advogado Cristiano Zanin Martins fez várias interrupções ao longo da audiência. Para confirmar afirmações, Moro repetiu perguntas já feitas por ele e outras feitas pelo delegado da Polícia Federal quando o petista foi conduzido coercitivamente no ano passado.

Entre os vários embates, Lula chegou a intervir em uma discussão entre o advogado e o juiz Sérgio Moro.

Lula reclamou das condições impostas para colaboradores da Lava Jato. Moro questionou se o ex-presidente acreditava que havia uma conspiração contra ele.

Em outro momento da audiência, o juiz perguntou a Lula se ele sabia do esquema de pagamento de propina por empreiteiras a partidos políticos em troca de contratos com a Petrobras. Lula disse que se soubesse os envolvidos teriam sido presos antes.

Lula voltou a dizer que o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, mentiu para conseguir firmar acordo de delação premiada.

A ação também engloba o armazenamento de bens do ex-presidente depois que ele deixou a Presidência. O petista sempre negou todas as acusações. A defesa do ex-presidente nega que Lula seja o real proprietário do imóvel. Os advogados afirmam também que o acervo presidencial de Lula é privado, com “documentos de interesse público e histórico, que não podem ser vendidos ou desfeitos antes de consulta ao Estado brasileiro”. Segundo a defesa, não existe, “mesmo na narrativa distorcida dos procuradores, nenhuma imputação de conduta criminosa no ato”.

O processo é resultado da 22ª fase da operação, a Triplo X, deflagrada em janeiro de 2016, quando a Polícia Federal (PF) levantou a suspeita de que apartamentos do prédio estariam sendo usados por investigados para lavar dinheiro. Em março, na Operação Aletheia, 24ª fase, o ex-presidente foi levado para depor coercitivamente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A operação era uma continuação das investigações.

O triplex no Condomínio Solaris, construído com recursos da cooperativa habitacional do sindicato dos bancários, a Bancoop, foi adquirido e reformado pela OAS, uma das principais envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras. Laudos apontam melhorias no imóvel avaliadas em 777 mil reais, além de móveis estimados em 320 mil e eletrodomésticos em 19 mil. A PF estima que as melhorias tenham custado mais de um milhão de reais no imóvel do Guarujá. De acordo com o processo, a empreiteira também teria pagado pelo aluguel de um depósito para guardar bens presidenciais – desde 2011, quando Lula deixou o Planalto, a guarda do material teria custado um milhão e trezentos mil reais. A empreiteira teria realizado os pagamentos até 2016.

Eram 21 mil e 500 reais mensais para que bens do ex-presidente ficassem guardados em depósito da empresa Granero. Neste processo, já foram ouvidas 26 testemunhas do MPF e 43 da defesa de Lula e outros réus – entre elas empreiteiros, vizinhos e o zelador do edifício. Lula é o último réu do processo a ser ouvido por Moro. Entre os demais, está o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, que confirmou que o apartamento pertencia ao ex-presidente. Outros réus são os ex-executivos da OAS Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Fabio Yonamine, José Aldemário Pinheiro e Paulo Gordilho; o advogado Roberto Moreira Ferreira; e o presidente do Instituto Lula, Paulo Tarciso Okamotto. A ex-primeira-dama Marisa Letícia também estava entre os réus, mas morreu no dia 3 de fevereiro.

Veja depoimento na íntegra.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões