Mais de 20% das empresas paranaenses são consideradas fantasmas

84% das empresas paranaenses tem algum tipo de irregularidade. O dado é da pesquisa “Burocracia no Ciclo de Vida das empresas” da Endeavor Paraná. A pesquisa também mostra que mais de 20 por cento das empresas paranaenses são consideradas fantasmas. Ou seja, são CNPJS ativos na Receita Federal, mas sem nenhuma atividade efetiva.

A pesquisa também aponta que a burocracia é um problema que faz com que o número de irregularidades nas empresas seja tão alto. Por exemplo, para cumprir as obrigações municipais, que são relacionadas ao ISS, uma empresa optante pelo Simples Nacional precisa preencher, na média, 24 fichas de informações complementares para fiscalização.

No caso das estaduais, que dizem respeito ao ICMS, são necessárias, em média, outras 24 fichas. Segundo o coordenador da Endeavor Paraná, Marco Mazzonetto, o alto número de empresas fantasmas mostra que existe dificuldade para os empresários conseguirem fechar uma empresa.

Segundo a pesquisa, em média o empreender perde 85 dias ao ano só para resolver questões burocráticas e para manter as questões fiscais. A pesquisa aponta ainda que se os procedimentos e atrasos fossem reduzidos à metade no Brasil, o crescimento da renda per capita no longo prazo seria de 25%.

Dos mais de um milhão e trezentos mil CNJPS existentes no Paraná,  mais de 360 mil são considerados fantasmas.

Repórter: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277