ParanáGeral

Mais de 5 mil postes ficam destruídos por temporais

Balanço da Copel considera registros entre julho e outubro deste ano

 Mais de 5 mil postes ficam destruídos por temporais

Foto: Copel

Mais de 5 mil postes precisaram ser trocados no Paraná após terem sido destruídos pelos temporais registrados no estado entre julho e outubro de 2023. O número é mais de 3 vezes superior ao registrado na mesma época, em outros anos, que fica na média de 1.460 postes.

Segundo o governo estadual, com essas 5.100 estruturas trocadas, é possível construir uma rede de cerca de 100 quilômetros de extensão. Além dos temporais intensos, que causaram a maior parte dos estragos, o estado também teve dois tornados no período, além de registros de ventos que alcançaram 160 km/h.

Estas condições também causaram desligamentos de luz em cerca de 1 milhão de unidades consumidoras. Foram 198 mil interrupções emergenciais no período, número 28% superior à média.

Veja mais:

O superintendente de Operação do Sistema da Copel, Paulo Bubniak, explicou que a companhia vem investindo em automação e redes inteligentes, o que permite que, em caso de quedas de rede, a religação possa ser feita de forma automática.

Além das questões do tempo, a alta no nível dos rios também foi um fator para desligamento preventivo de rede. Foram 3.800 unidades desligadas por esse fator, em especial à cheia do Rio Iguaçu em União da Vitória, no Sul do Paraná. Este foi o maior número registrado até hoje pela Copel.

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Jessica de Holanda

Paraná vai ter Lei Seca nas eleições 2024

Paraná vai ter Lei Seca nas eleições 2024

Será proibida a venda, compra e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos

Polícia Federal mira envolvidos com trabalho análogo à escravidão

Polícia Federal mira envolvidos com trabalho análogo à escravidão

Grupo mantinha trabalhadores em condições degradantes em lavouras de mandioca no Paraná