Marinha emite alerta de ressaca para o litoral

 Marinha emite alerta de ressaca para o litoral

(Foto: Almir Alves/ Matinhos Agora)

Além da possibilidade de novos temporais, o Paraná está em alerta para a hipótese de ressaca nas áreas litorâneas. O aviso, emitido pela Marinha, contempla uma grande faixa do território brasileiro, que vai desde Laguna, em Santa Catarina, até Peruíbe, em São Paulo. De acordo com o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, as instabilidades podem ser bastante volumosas e chegar acompanhadas de vento intenso, raios e até granizo, dependendo da região. E com isso as ondas no mar podem atingir até quatro metros de altura.

Um forte temporal registrado entre o fim da noite de ontem (09) e o início da madrugada de hoje (10) assustou moradores de algumas cidades da Grande Curitiba. Foram pancadas rápidas, mas muito fortes, que derrubaram árvores em Almirante Tamandaré e provocaram queda de energia em vários bairros da capital.

Tudo isso acontece por causa de uma frente fria que chegou ao país favorecendo a condição para precipitação. Como o ambiente está aquecido, há um choque de temperatura com o ar frio que é trazido por esse sistema, o que contribui para o desenvolvimento da nebulosidade e, consequentemente, para a ocorrência de tempestades. Além disso, algumas áreas de instabilidade se formaram sobre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul a partir de um fluxo de umidade que escoa da região norte do país, interferindo também na situação do Paraná.

Segundo os mapas do Instituto Simepar, a condição pra chuva permanece no estado pelo menos até a próxima terça-feira (16).

Reportagem:

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem