ParanáCidades

Motoristas de Fazenda Rio Grande reclamam do alto número de multas aplicadas por radares na cidade

 Motoristas de Fazenda Rio Grande reclamam do alto número de multas aplicadas por radares na cidade

Os motoristas de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, têm reclamado do grande volume de multas aplicadas pelos radares da cidade. Os equipamentos foram instalados em setembro deste ano e a estimativa é que ao menos 40 mil sanções tenham sido emitidas, a maioria delas por excesso de velocidade.

O limite de velocidade em Fazenda Rio Grande é de 40 quilômetros por hora. A suspeita de quem reclama dos radares é que os equipamentos estejam aplicando a penalidade a quem não ultrapassa esse limite. O motorista Janir Possamai é morador de Fazenda Rio Grande. Ele é uma das pessoas que desconfia que os radares estejam desregulados.

Por conta da repetição no número de ocorrências de multas pelos radares, um movimento de motoristas passou a questionar de maneira organizada o funcionamento dos equipamentos. O grupo funciona pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, e compartilha informações das penalidades recebidas pelos motoristas.

A autônoma Flávia da Silva é uma das líderes desse movimento. Ela diz que não é razoável o número de penalidades que estão sendo aplicadas aos motoristas da cidade, pelos equipamentos eletrônicos.

Desde que a operação dos radares eletrônicos passou a ser questionada com mais intensidade em Fazenda Rio Grande, o grupo que diz representar os motoristas, já se reuniu com integrantes do Legislativo da cidade e da prefeitura. Os apontamentos de problema, porém, não foram aceitos.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Fazenda Rio Grande nega grande parte das irregularidades apontadas pelos motoristas. O secretário de Planejamento Urbano de Fazenda Rio Grande, Coronel Lanes Prates, diz que duas auditorias do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) atestaram o bom funcionamento dos radares.

O radar em que o visor de velocidade estava com problema, fica na Rua Jatobá, no bairro Eucaliptos. Esse equipamento já foi desativado e a prefeitura analisa as infrações aplicadas aos motoristas. Todos os demais radares na cidade continuam em operação, ao menos até o final de dezembro.

O contrato de locação dos radares tinha validade de um ano e venceu no mês passado. A prefeitura diz ter acionado a empresa para a retirada dos equipamentos, mas enquanto isso não acontecer, eles seguem funcionando e aplicando as penalidades.

Em meio às acusações de irregularidades, o secretário diz que em todos os casos em que o motorista achar que a sanção é indevida, a orientação é ingressar com o recurso administrativo.

Com o expressivo número de penalidades aplicadas pelos radares, a prefeitura estuda campanhas para melhorar a educação para o trânsito em Fazenda Rio Grande, não só pelo viés punitivo. Mas a avaliação da prefeitura é que os radares contribuíram para a redução no número de acidentes e mortes, nos pouco mais de três meses de funcionamento. O interesse do Executivo é por manter a política de monitoramento eletrônico do trânsito na cidade.

Com a desativação dos radares na cidade no final de dezembro, um novo edital de licitação deve ser lançado para contratar novos radares.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Mutirão para regularização de título recebe milhares de eleitores

Mutirão para regularização de título recebe milhares de eleitores

Prazo para regularização do título de eleitor pode ser feita até quarta-feira (8)

Projeto social com capacidade para atender 200 crianças tem vagas

Projeto social com capacidade para atender 200 crianças tem vagas

Iniciativa do Instituto Novas Ideias trabalha educação, cultura e esporte com o inscritos

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

A situação mais crítica acontece no oeste do estado, com mais de 18 mil casos