ParanáGeral

Motoristas enfrentam congestionamento na descida para o litoral

Bloqueio parcial na Serra do Mar, por conta de um deslizamento, afeta o tráfego

 Motoristas enfrentam congestionamento na descida para o litoral

Foto arquivo: divulgação/DNIT

Em meio ao feriado prolongado motoristas enfrentam congestionamento na descida para o litoral pela BR-277. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a lentidão no ponto de deslizamento de pedras interditado há um mês, na altura do km 42, provoca fila de aproximadamente 4 quilômetros. Desde 14 de outubro, os motoristas têm se revezado em quatros pistas para ambos os sentidos.

O afunilamento tem dado ‘dor de cabeça’ para motoristas antes mesmo de chegar na região da Serra do Mar. Foi o caso do empresário Sérgio Andrade que ficou 4 horas na estrada para chegar no balneário de Ipanema. Uma viagem que normalmente é feita em 1h30.

E os motoristas devem convivem com o bloqueio pelo menos mais um mês. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a situação deve ser normalizada apenas após a primeira quinzena de dezembro.

Prejuízos

Estudo feito pela Federação Empresas Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar) aponta que a interdição já causou um prejuízo de 34 milhões e 300 mil reais para o setor. A entidade diz que o estudo usou como comparativo uma carreta com capacidade para transportar 54 toneladas até o Litoral.

Os valores foram calculados levando em conta 25 dias e o custo por oito horas de trabalho, além do valor de uma diária de um caminhão em Paranaguá. Os prejuízos ainda consideram o aumento do tempo de viagem que os motoristas enfrentam com a interdição de uma pista na BR-277.

Em condições normais, a velocidade média de uma carreta deste porte é de 48 quilômetros por hora. Com a pista interditada, a velocidade não passa de 28 quilômetros por hora, em média.

Avatar

leonardo.gomes

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand