Novo abatedouro de peixes fortalece segmento no Paraná

Foto: Divulgação / Cooperativa Agroindustrial C. Vale

A inauguração de um abatedouro de peixes em Palotina, no Oeste do Paraná, deve contribuir para firmar a piscicultura de água doce do estado como uma das maiores do país. A nova unidade, que será inaugurada na sexta-feira (20), pertence à Cooperativa Agroindustrial C. Vale e tem como meta abater 75 mil tilápias por dia até o final de 2018. Em processo de expansão, a piscicultura tem sido uma aposta de empresários do agronegócio no Paraná. A pioneira no ramo foi a cooperativa Copacol, do Norte do estado, que em 2008 investiu em um dos maiores complexos integrados de peixes do país, instalado no Município de Nova Aurora. O presidente da C. Vale, Alfredo Lang, diz que com o novo abatedouro, a região Oeste do Paraná pretende se transformar na maior unidade de processamento do país quando atingir a capacidade total, que será de 600 mil peixes por dia.

A estrutura física que está sendo construída, de 10.012 metros quadrados, prevê a duplicação da capacidade de processamento de peixes apenas com a instalação de novas máquinas. A C.Vale ainda não tem previsão de quando o abatedouro vai alcançar a capacidade máxima de processamento. A cooperativa viu na cadeia de distribuição interna e de exportação de frango a oportunidade para investir na piscicultura. Segundo o presidente Alfredo Lang, os mesmos clientes já manifestam interesse no mercado de peixes.

A produção vai começar com a integração de 70 cooperados. A C.Vale investiu R$ 110 milhões no abatedouro, que deve gerar 450 empregos. Inicialmente, a venda deve ficar restrita ao mercado interno, mas a cooperativa tem planos de exportação de peixes, aproveitando os clientes do frango.

 

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277