Número de acidentes em geral com transporte coletivo cai 45% em Curitiba

 Número de acidentes em geral com transporte coletivo cai 45% em Curitiba

Foto: URBS

O número de acidentes em geral com transporte coletivo em Curitiba caiu 45% de janeiro a setembro deste ano, se comparado com 2019. De 1.537 registros para 834. Também houve redução de 47% de atropelamentos, incluindo os veículos, de 187 em 2019, para 90 em 2021. Além disso, as colisões envolvendo os ônibus da capital paranaense registraram queda de 43%. Em 2019 foram 1.197 e, neste ano, 681. Os dados foram repassados pela prefeitura para a BandNews FM, nesta segunda-feira (25).

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, avalia quais razões causaram as quedas de acidentes.

O integrante da diretoria da Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção (APOIA), Thiago Jordão, avalia que a maior parte das ocorrências pode ser causada porque os ônibus se sobrecarregam pelo acionamento constante do freio.

Thiago acredita que muitos dos acidentes registrados poderiam ser evitados com inspeção. De acordo com a Urbs, a manutenção é feita a cada 6 meses. E algumas inspeções dos itens de segurança, ocorrem de forma esporádica, com blitz de madrugada nas garagens das empresas dos transportes.

O gestor da Área de Frota do Transporte Coletivo da Urbs, Celso Lúcio, detalha o que é vistoriado durante as inspeções.

Segundo o balanço da prefeitura, os acidentes com transporte público nas canaletas foram reduzidos de 384 para 225. E os incidentes, como galhos que caem em cima do ônibus, passaram de 63 para 15.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem