Curitiba

Festival de Curitiba leva emoção a São José dos Pinhais

Olhar atento e risos sinceros entusiasmam os artistas na volta das apresentações com plateia

 Festival de Curitiba leva emoção a São José dos Pinhais

Foto: Débora Reusing

Com o olhar atento, em meio ao barulho de anúncios, e ao agito do centro de São José dos Pinhais, crianças e adultos observam, sem perder nenhum detalhe, as acrobacias e peripécias dos três atores da peça “As Espertezas de Arlequim”. Nem mesmo a garoa da tarde de sábado (2) fez o público dispersar. Com a intenção de atrair as pessoas que passeiam pelo calçadão, os artistas se desdobraram para conquistar a sua atenção.

Inspirado na Commedia Dell’arte, vertente do teatro popular italiano, surgida no século XV, o grupo dirigido por Roberto Innocente se apresenta nas ruas da cidade. “A nossa proposta como grupo é trazer o teatro para as ruas, sair do fechado, que é mais restrito, trazendo para o público em geral, desde os moradores de rua às pessoas que já têm contato com o teatro. A maioria das pessoas que assistiram a peça hoje não vieram aqui para isso, mas acabaram parando”, conta o ator que dá vida ao Pantaleão, Marcelo Felczak.

A adaptação e o improviso fazem parte do roteiro da peça – afirma Joseane Berenda, que interpreta a Ricciolina. “Nós incluímos os ruídos sempre que dá e a chuva a gente conta com a sorte, espera passar. Dependemos muito da interação com o público, o que eles dão, a gente devolve. É muito divertido, ficamos mais à vontade, o público fica mais próximo e virá uma coisa só, um espetáculo só”.

“As Espertezas de Arlequim” não atrai somente crianças, mas também é pensado para chamar a atenção de adultos. Edson Fontana, de 52 anos, relata como foi a sua experiência ao assisti-la: “entusiasmante, fiquei muito surpreso com a peça aqui no centro de São José dos Pinhais. Eu não esperava por isso hoje, mas fiquei muito emocionado. Os atores são muito comprometidos com o tema”. O espetáculo também arrancou sorrisos da pequena Gabriela, de 5 anos, filha de Edson, que diz também ter gostado do programa inesperado.

O espectador Marcus, formado em Artes Cênicas, explica a importância das peças de rua. “É simplesmente fantástico, porque o espetáculo nos leva ao entretenimento, coisa que há muito tempo a gente não tem. Ultimamente, o que a gente vê pela televisão e por aí são notícias tristes de morte. Muitas pessoas aqui da região são de uma cultura baixa e não têm o costume de frequentar o teatro, mas mesmo assim, muitos pararam para assistir, e isso é gratificante”.

Com o sentimento de dever cumprido, os artistas convidam o público para outras apresentações que acontecerão no decorrer do Festival de Curitiba. E aí, ficou curioso para saber como se desenrola a história do esperto Arlequim? O grupo teatral fará outras apresentações da peça “As Espertezas de Arlequim” pela cidade, confira:

Serviço:

Data: 03/04 (Domingo)

Horário: 17:00

Local: Boca Maldita

Classificação: Livre

Duração: 50 min

Ingresso: Sem custo

Data: 05/04 (Terça-feira)

Horário: 11:00

Local: Praça Santos Andrade

Ingresso: Sem custo

O grupo também interpreta a peça “Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem”, seguem as datas e respectivos locais de apresentação:

Data: 07/04 (Quinta-feira)

Horário: 11:00

Local: Praça Santos Andrade

Ingresso: Sem custo

Data: 08/04 (Sexta-feira)

Horário: 13:00

Local: Boca Maldita

Ingresso: Sem custo

Data: 09/04 (Sábado)

Horário: 11:00

Local: Calçadão de São José dos Pinhais

Ingresso: Sem custo

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Débora Reusing.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba espera mais de 120 mil fiéis no Corpus Christi

Curitiba espera mais de 120 mil fiéis no Corpus Christi

Programação foi apresentada nesta quinta-feira (02)

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

No momento do crime, o acusado estava alcoolizado e dirigia em alta velocidade

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Boletim aponta que dez pessoas seguem hospitalizadas por conta da doença

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

“Conexões” vai reunir duas peças em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná