Obras de recuperação da orla de Matinhos devem começar em julho

 Obras de recuperação da orla de Matinhos devem começar em julho

Foto: SEDEST

news_interna_orla_de_matinhos
Foto: SEDEST

A recuperação da orla de Matinhos, no litoral do Paraná, deve ser concluída apenas em 2025. A obra terá duas etapas. A primeira fase deve ter edital de licitação publicado em três semanas. A abertura das propostas deve ser feita até 20 de junho e a assinatura de contrato com a empresa ou consórcio vencedor para início das obras deve acontecer até o final de julho.

Os prazos foram estimados pelo diretor de saneamento ambiental e recursos hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro, em audiência pública realizada de forma remota na tarde desta quarta-feira (28).

O projeto abrange oito quilômetros de extensão, do Morro do Boi até o Balneário Saint Ettiene, onde serão aplicados, na primeira etapa da obra, investimentos atualizados de R$ 397,2 milhões. O primeiro trecho a receber os recursos, são os 6,3 quilômetros, que vão do Morro do Boi até o Balneário Flórida. A intervenção está dentro do programa de financiamento Avança Paraná e deve começar no próximo semestre.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, defende que a melhoria deve potencializar o turismo no litoral paranaense.

Na segunda etapa, que ainda depende de trâmites anteriores à licitação, as intervenções serão realizadas do Balneário Flórida até o Balneário Saint Ettiene, num trecho de 1,7 quilômetro – com um investimento estimado em R$ 126 milhões. Para o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza, a obra resolve um problema de, pelo menos, duas décadas.

A primeira fase inclui engorda da faixa de areia; construção de guias de corrente a partir dos canais da avenida Paraná e do rio Matinhos para direcionamento da água do mar; de dois headlands na altura dos balneários de Riviera e Flórida e de um espigão na Praia Brava (estruturas para garantir a estabilidade da areia da praia); proteções costeiras; adequação do canal da avenida Paraná e galerias retangulares de microdrenagem em vias do município, além de revitalização urbanística. A primeira etapa tem previsão de ser concluída em 32 meses.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem