ParanáGeral

Paraná registra queda no preço dos alimentos em agosto

É a terceira deflação seguida em 2023

 Paraná registra queda no preço dos alimentos em agosto

Foto: Roberto Dziura Jr/ AEN

O Paraná registrou deflação de -1,11% no Índice de Preços Regionais – Alimentos e Bebidas no mês de agosto. O indicador, que é calculado mensamente, foi divulgado nesta segunda-feira (11), pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Os dados apontam que essa é a terceira deflação consecutiva em 2023. Em agosto, a queda nos indicadores foi constatada em todas as cidades onde o levantamento é feito: Foz do Iguaçu (-1,55%), Ponta Grossa (-1,47%), Maringá (-1,07%), Curitiba (-1,06%), Londrina (-0,80%) e Cascavel (-0,72%).

De acordo com o Ipardes, entre os alimentos e bebidas que mais sofreram reduções estão a batata-inglesa (-19,53%), tomate (-9,32%) e ovo de galinha (-3,72%). Além disso, quedas em outros itens como o leite integral e o café também favoreceram para a deflação registrada em agosto.

Veja mais:

Foto: Gilson Abreu/ AEN

O coordenador de Pesquisas Periódicas e Editoração do Ipardes, Marcelo Antonio, explica que algumas reduções nos preços já eram esperadas devido à época do ano e o período de safra de inverno.

Apesar da queda registrada pelo terceiro mês seguido neste ano, alguns produtos tiveram alta nos preços, como é o caso da banana-caturra (16,95%), arroz branco (4,85%) e a maçã (4,10%), principalmente no interior do estado.

Para o coordenador do Ipardes, o acréscimo observado nesses itens acontece devido às condições climáticas que atrasaram a colheita de determinados alimentos, além do controle de estoque de alguns produtos.

Mercado
Foto: José Fernando Ogura/ SMCS

No balanço dos últimos 12 meses, as principais quedas no Paraná foram registradas no óleo de soja (-34,20%), peito de frango (-26,30%) e leite integral (-23,07%). Já as altas foram constatadas no tomate (50,24%), molho e extrato de tomate (18,95%) e ovo de galinha (18,33%).

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Frederico Machado

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

A prevalência da condição na população paranaense é de quase 23%

Júri de Jorge Guaranho é suspenso pela Justiça

Júri de Jorge Guaranho é suspenso pela Justiça

Decisão atende pedido da defesa do ex-policial penal. Guaranho é réu por homicídio duplamente qualificado

Polícia investiga morte de criança em Guaratuba, no litoral

Polícia investiga morte de criança em Guaratuba, no litoral

Menino de 11 anos morreu após sentir ânsia e dor de cabeça ainda na escola