Paraná tem média de quase 10 encalhes de animais marinhos por dia, aponta LEC

 Paraná tem média de quase 10 encalhes de animais marinhos por dia, aponta LEC

Foto: divulgação/LEC-UFPR

Foto: divulgação/LEC-UFPR

O Laboratório de Ecologia e Conservação registrou, em outubro, uma média de quase 10 animais marinhos encalhados por dia no litoral do Paraná. No período, também foi encontrada a 15ª baleia jubarte encalhada sem vida na costa estadual.

Segundo os cientistas, a mortalidade dessa espécie é atípica, o que motiva uma investigação mais detalhada conduzida pelo laboratório vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O balanço referente a outubro registrou o encalhe de 294 animais, sendo 284 mortos e 10 vivos. As ocorrências se concentram entre Matinhos e Pontal do Paraná. A maior parte das ocorrências envolve espécies como pinguins-de-magalhães, tartarugas-verde e tartarugas-cabeçuda.

De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação, em relação aos encalhes, é esperado que o registro de animais mortos seja superior ao de animais vivos.

Por isso, o Laboratório de Ecologia e Conservação celebrou a reabilitação e soltura de uma tartaruga-verde e uma fragata. Também foram recuperados quatro pinguins-de-magalhães e uma foca-caranguejeira. Pessoas que avistam animais marinhos em risco na costa paranaense podem acionar as equipes do laboratório pelo telefone 0800 642 3341. Também é possível fazer a comunicação pelo WhatsApp, pelo telefone (41) 99213-8746.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem