Paranaguá pode ser o primeiro porto do Brasil a adotar gestão descentralizada

 Paranaguá pode ser o primeiro porto do Brasil a adotar gestão descentralizada

(Foto: divulgação/APPA)

(Foto: divulgação/APPA-Arquivo)

O Porto de Paranaguá espera receber do Governo Federal, ainda neste primeiro semestre, a autorização para ampliar a gestão local. Segundo o secretário nacional de portos, Diogo Piloni, o pedido do Paraná está alinhado com a ideia do Governo Federal e a mudança representa a retomada do poder de gerir os contratos e a área comercial do porto.

A centralização pelo Governo Federal da gestão dos portos ocorreu em 2013 e a mudança do modelo de gerenciamento, solicitada pelo Paraná, segue exemplo de sucesso de portos europeus, como Roterdan, na Holanda, e Antuérpia, na Bélgica.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, a mudança no modelo de gestão trará autonomia e oportunidades de negócios.

De acordo com o diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o porto terá celeridade para lançar os editais de licitação e administrar os contratos de arrendamentos em vigência

Para atestar a capacidade de gerência dos portos, o Governo Federal possui o Índice de Gestão da Autoridade Portuária, que mede 15 indicadores diferentes de desempenho.

São indicadores financeiros, contábeis, de transparência administrativa, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários. Em uma escala que vai até dez, a expectativa paranaense é receber uma nota acima de 9 pontos e meio.

Reportagem: Kelly Frizzo

(Foto: Aleadine Batista/BandNewes Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem