Curitiba

Peça “O Brasil tá Lascado” fala sobre as brigas políticas

Comício na porta do teatro pode? Peça do Festival de Curitiba mostra que sim

 Peça “O Brasil tá Lascado” fala sobre as brigas políticas

Foto: Caroline Maltaca

Tire as facas da mesa, mais um ano eleitoral começou e com ele as brigas no almoço de família também. Pela primeira vez apresentada no Festival de Curitiba nesta sexta-feira (01), a peça “O Brasil tá Lascado” transporta a plateia para o cenário de uma disputa política. Apesar de ter sido escrita em 2006 por quem também a dirige, Fernanda Bahl, a trama torna-se atemporal ao retratar o jeito característico de nossos políticos. 

Os sete artistas em cena contam a história de um deputado federal que tenta fazer um comício em frente ao apartamento de uma família abandonada pelo poder público. Dirceu, que vive acompanhado de sua assessora/amante, garante em troca da permissão as tão “esperadas” promessas: mais saúde, mais segurança, e claro, mais educação. 

Entretanto, diante da vida difícil que a família leva e dos compromissos assumidos por outros políticos, que também prometeram tudo e não cumpriram nada, a família se coloca contra o deputado. A partir de então, o político passa a usar toda sua influência para tornar a situação dos populares ainda mais difícil.

Quem esteve na plateia se divertindo com a trama foi o casal Patrícia Dudeck e Orlei Dias. Eles contatam que há mais de seis anos prestigiam as peças do Festival de Curitiba. “Ajuda a estruturar uma nova cultura”, disse Orlei. O casal foi ver “O Brasil tá Lascado” sem saber qual era o tema. Foi uma troca dos ingressos adquiridos em 2020, para a peça “Amor a Dois”, mas o Festival acabou cancelado por causa da pandemia. Apesar das mudanças de planos, o casal deu boas gargalhadas com os atores da escola de teatro Lala Schneider. 

Sendo o Festival de Curitiba o maior evento do país, os atores disseram estar muito animados com a estreia da peça: “É super emocionante participar de um festival do tamanho que este é. Saber que estamos tendo a oportunidade de estar apresentando nossa peça junto com outras peças de pessoas que nós admiramos é emocionante”, comentou Lennon de Lima. 

Para João Vitor Alfer, como a peça fala sobre política, existe o medo de o elenco de desagradar o público. “Ao mesmo tempo que é bom, a gente corre um certo risco de quem está na plateia entender de uma forma errada. Nunca sabe se estamos sendo engraçados”, disse o ator. “A pessoa pode se sentir ofendida”, complementou Gabriela Vale. 

Para quem perdeu a estreia de “Brasil tá Lascado”, não se desanime. O espetáculo conta com mais duas apresentações: nos dias 2 e 3 de abril, às 21h, no Teatro João Luiz Fiani.

Serviço:

O Brasil tá Lascado

Data: 01, 02 e 03 de abril às 21h

Gênero: Comédia

Local: Teatro João Luiz Fiani – Alameda Dom Pedro II, 255 – Shopping Novo Batel – Batel

Classificação: 14 anos

Duração: 80 minutos 

Valor do ingresso: R$40 (inteira) e R$20 (meia)

Texto e Direção: Fernanda Bahl

Elenco: Ariele Laçalles, Bento Viana, Felipe Schier, Gabriela Vale, João Vitor Alfer, Larissa Fiori e Lennon de Lima

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Caroline Maltaca

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba espera mais de 120 mil fiéis no Corpus Christi

Curitiba espera mais de 120 mil fiéis no Corpus Christi

Programação foi apresentada nesta quinta-feira (02)

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

No momento do crime, o acusado estava alcoolizado e dirigia em alta velocidade

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Boletim aponta que dez pessoas seguem hospitalizadas por conta da doença

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

“Conexões” vai reunir duas peças em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná