Pinguim e lobo marinho são resgatados no litoral paranaense

 Pinguim e lobo marinho são resgatados no litoral paranaense

 

Dois animais foram encontrados e resgatados no litoral do Paraná. Um pinguim foi avistado ontem (quarta-feira, 19), na Ilha do Mel, por um morador, que pediu resgate. A ave marinha foi levada pela equipe do Projeto Monitoramento de Praias, do Centro de Estudos da Mar, da UFPR,  para uma avaliação veterinária.

De acordo com a equipe do Centro de Estudos, a espécie encontrada, a pinguim-de-magalhães, vivem nas costas da Argentina, Chile e Ilhas Malvinas. Diferente das outras espécies, o habitat desta linhagem não é tão frio.

Estes pinguins costumam chegar à costa brasileira, devido à alimentação. Segundo a bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, Camila Domit, no inverno, é comum encontrar pinguins-de-magalhães no litoral paranaense.  Eles chegam às praias brasileiras, através, da corrente das Malvinas – que possuem muitos nutrientes.

Após o atendimento veterinário, o Centro de Estudos concluiu que o animal está debilitado e precisa ser tratado antes da soltura. Segundo os biólogos, o pinguim está desidratado, por causa do processo de migração. O animal vai ficar em tratamento até que esteja apto para voltar ao habitat natural. De acordo com Camila Domit, a soltura vai ser feita em grupo.

Na noite desta terça feira (18), um lobo marinho foi encontrado em Pontal do Paraná. De acordo com o Centro de Estudos, o animal é de espécie subantártica, ou seja, a área reprodutiva é no entorno da Antártica. No Brasil, o processo migratório do lobo do sul – pertencente ao Uruguai e Argentina – é mais comum.

De acordo com a bióloga Camila Domit, o animal foi resgatado. Após o atendimento veterinário, o lobo marinho foi devolvido ao mar, mas há chances de que ele volte as praias do Paraná para descansar.

O Centro de Estudos da Mar, da UFPR, orienta que as pessoas que avistarem um animal, vivo ou morto, liguem para o telefone 0800-642-3341.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem