Porto de Antonina passa a receber navios de maior capacidade

 Porto de Antonina passa a receber navios de maior capacidade

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

news_interna_IMG_5815 jpgA_
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O Porto de Antonina está apto para receber navios com maior capacidade de carga. O calado operacional do canal de acesso ao terminal passa de 8 para 8 metros e meio, profundidade em que as embarcações podem ficar submersas na água ao navegar para entrar ou sair do terminal. A alteração está na portaria publicada esta semana pela empresa pública Portos do Paraná. Com a retomada da dragagem de manutenção continuada essa homologação era muito esperada.

A aprovação do novo calado operacional foi dada pela Autoridade Marítima – Capitania dos Portos do Paraná – após a análise dos levantamentos da batimetria realizada na última atividade de dragagem no canal de acesso ao Porto de Antonina, finalizada em agosto de 2020. Considerando que o Porto de Antonina movimenta, principalmente, granéis sólidos, esse aumento de meio metro significa aproximadamente mais 2.500 toneladas de carga em cada navio que o porto recebe.

O diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que isso também é possível graças ao serviço de dragagem de manutenção e pela adequação na sinalização náutica.

Gilberto Birkhan, presidente da Terminais Portuários Ponta do Félix, que opera em Antonina, diz que a empresa recebe com otimismo a notícia do aumento de calado.

O calado operacional do canal está sendo restaurado por etapas. A expectativa é chegar até os 9 metros e meio.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem