ParanáGeral

Porto de Paranaguá vai ganhar nova moega ferroviária

Economia pode chegar a 30% nos custos de transporte, com redução inclusive no CO2

 Porto de Paranaguá vai ganhar nova moega ferroviária

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O Porto de Paranaguá vai ganhar uma nova moega ferroviária, conhecida como moegão. O anúncio, feito pelo governo do estado nesta terça-feira (07), é de um investimento de R$ 592 milhões na implantação da estrutura.

Montado em uma área de 600 mil metros quadrados, o moegão vai centralizar a descarga dos trens que chegam a Paranaguá. Segundo o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, a estrutura vai permitir um aumento de 63% na capacidade de descarregamento, passando de 550 para 900 vagões por dia.

Em 2022, o Porto de Paranaguá atingiu a marca de 58,4 milhões de toneladas de carregamentos e descarregamentos. Essa movimentação representa uma alta de 9,6% em relação a 2019. E 12,2 milhões de toneladas, ou seja, 20,95% do total movimentado no ano passado, foi transportado através da ferrovia.

Veja mais:

Para o primeiro semestre de 2023, a estimativa é de um aumento de 40% nas exportações de granéis sólidos vegetais, passando de cinco milhões para sete milhões de toneladas. Com o novo moegão, o porto deve ter uma ampliação de pelo menos 50% no modal, com expectativa de movimentação de mais de 24 milhões de toneladas de grãos por ano saindo de Paranaguá.

A obra deve gerar uma economia de 30% nos custos de transporte, com redução inclusive no CO2 emitido em mais de 70%.

O projeto visa atender o aumento da demanda com a construção da Nova Ferroeste, que vai ampliar a estrutura viária em centenas de quilômetros, com ramais passando por Santa Catarina até o Mato Grosso do Sul.

Além do investimento na nova moega, também estão sendo realizadas obras de reestruturação nos modais tanto rodo quanto ferroviário. Outra melhoria foi o investimento na derrocagem da Pedra da Palangana, que com aumento de calado permitiu a aproximação de navios maiores no porto.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

O animal morreu após um erro durante o transporte aéreo

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Manutenção do registro de forma auditável garante a segurança para empresas e empregados, dizem especialistas