ParanáGeral

Prefeito que casou com adolescente é alvo de apreensões

MP também apura se nomeações de sogra e tia da adolescente foram ilegais

 Prefeito que casou com adolescente é alvo de apreensões

Foto: Reprodução redes sociais

O prefeito que se casou com uma adolescente em abril é alvo de uma operação do Ministério Público na manhã dessa quinta-feira. São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em vários endereços de Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Os promotores visitaram a casa do prefeito Hissam Hussein (sem partido) e as sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal. Segundo o MP, também foram apreendidos documentos e celulares do gabinete do presidente da Câmara, Ben Hur Custodio de Oliveira (Cidadania).

A operação desta quinta-feira (1º), batizada de Scambio — permuta, em italiano –, foi conduzida por três grupos do Ministério Público: Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e Promotoria de Justiça de Araucária. Além da promotoria de Patrimônio Público, as investigações também são conduzidas pela promotoria da Infância e Juventude.

O fato indica que o casamento de Hissam com a adolescente também faz parte do escopo da operação. No entanto, como o caso envolve uma possível vítima menor de idade, as ações correm em segredo de Justiça. O MP informou que não vai se manifestar sobre a operação.

Veja mais:

Os procedimentos que apuram para investigar o casamento do prefeito de 65 anos com uma adolescente de 16, foram abertos no fim do mês de abril. O matrimônio, por si só, não é ilegal, uma vez que a menina havia completado 16 anos, que é a idade mínima para o casamento no Brasil, desde que autorizado pelos pais ou responsáveis legais.

No entanto, o caso ganhou repercussão ainda maior porque o prefeito nomeou parentes da nova primeira-dama em dias próximos ao casamento. Entre eles, a sogra, Marilene Rode, escolhida como nova secretária municipal de Cultura e Turismo. O ato executivo foi assinado em 13 de abril, um dia após o casamento. Uma tia da adolescente também recebeu um cargo na pasta. Ambas foram exoneradas menos de 24 depois do MP abrir as investigações.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Empréstimos com garantia de imóvel crescem 23% no Paraná

Empréstimos com garantia de imóvel crescem 23% no Paraná

A modalidade permite buscar recursos para empreender, reformar ou quitar dívidas

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand