ParanáGeral

Presidente do TCE derruba liminar que suspendia privatização da Copel

Conselheiro havia acatado questionamentos sobre formato e publicidade do processo de desestatização da empresa

 Presidente do TCE derruba liminar que suspendia privatização da Copel

Foto: COPEL

Uma decisão do presidente do TCE, Fernando Guimarães, derrubou a liminar do conselheiro Maurício Requião que poderia atrapalhar o processo de venda da Copel. Dessa forma, a privatização da Companhia Paranaense de Energia pode ser concretizada nessa semana. O Governo do Paraná, que atualmente detém 31,1% do capital social da empresa, deve reduzir a participação para 15% e abrir mão da posição de acionista controlador.

Nesta segunda-feira (7), ao analisar uma série que questionamentos sobre a desestatização da Copel, o conselheiro Maurício Requião considerou justas as dúvidas levantadas sobre a sobre a legalidade e a formalidade do processo. Segundo ele, a alienação do controle societário da companhia deveria ser “executada em conformidade com as normas gerais de licitação”, e não no formato de oferta pública, como quer a empresa.

Veja mais:

Horas mais tarde, na noite desta segunda-feira (7), o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães, derrubou a decisão de Maurício Requião. Na avaliação do presidente, o conselheiro não era o membro responsável por julgar o caso. Guimarães determinou a redistribuição do processo para o conselheiro Augustinho Zucchi, considerando o princípio do “juiz natural”. Segundo o TCE, os questionamentos devem ser debatidos no Plenário amanhã (quarta, 9). Até lá, o órgão não deve interromper o processo de privatização da Copel.

A Companhia Paranaense de Energia pretende colocar à venda na Bolsa de Valores um total de 549 milhões de ações ordinárias, com direito a voto. O preço da ação deve ser divulgado até o final desta terça-feira (8) pelas instituições financeiras que coordenam o processo de privatização. No pregão dessa segunda-feira (7), cada papel era negociado a R$ 8,63. Maior acionista da Copel, o Governo do Paraná deve colocar à venda 319 milhões de ações.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Delegação do Coritiba Crocodiles retorna à capital paranaense

Delegação do Coritiba Crocodiles retorna à capital paranaense

Famílias aguardam chegada dos corpos de atletas mortos em acidente

Velório de dois atletas será realizado no Couto Pereira

Velório de dois atletas será realizado no Couto Pereira

Corpo de Lucas Barros será levado para Goiânia (GO)

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

‘Poderia ser muito pior’, diz um dos atletas

‘Poderia ser muito pior’, diz um dos atletas

Sobrevivente falou como foram minutos que antecederam acidente com mortes no Rio de Janeiro