PolíticaCidadania

Projeto que libera uso de celular em bancos é rejeitado

A proposta recebeu 19 votos contrários

 Projeto que libera uso de celular em bancos é rejeitado

Foto: Carlos Costa/ CMC

Foi rejeitado nesta segunda-feira, em segunda votação, o projeto de lei que visava acabar com a proibição do uso de celulares dentro de agências bancárias.

Veja mais:

Assinada pela vereadora Amália Tortato (Novo), a proposta recebeu 19 votos contrários, 12 favoráveis e quatro abstenções.

No primeiro turno a votação terminou empatada com 13 votos para cada lado e o desempate ficou por conta do presidente da casa, vereador Marcelo Fachinello. O uso e o porte de celulares nas agências bancárias, inicialmente, constava em lei municipal de 2010, aprovada com a justificativa de promover a segurança de clientes e de funcionários dos estabelecimentos financeiros, contra o golpe da “saidinha de banco”, que à época, era comum.

Depois, a norma foi incorporada pelo Estatuto da Segurança Bancária, em 2015. Na “saidinha de banco”, um criminoso dentro da agência observa a movimentação dos clientes, como saques de dinheiro, e um comparsa aborda a pessoa do lado de fora do estabelecimento, cometendo o assalto ou o furto

A possibilidade de revogar a lei provocou divergências. Para Dalton Borba (PDT), o debate precisa levar em consideração a constitucionalidade da norma.

A vereadora Noemia Rocha (MDB) argumentou que a norma tem amparo na Lei Orgânica do Município (LOM) e pode ser discutida.

Além de proibir o uso do celular nas agências, a lei de 2010, proposta por Tito Zeglin (PDT), determinou a instalação de biombos entre quem está na fila e os caixas para impedir a identificação visual dos clientes. O projeto de Amália Tortato não pretendia mudar esse ponto. A ideia era revogar apenas dispositivos que tivessem relação com o porte e o uso do celular.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Dia do Influenciador Digital é tema de homenagem na Câmara

Dia do Influenciador Digital é tema de homenagem na Câmara

Iniciativa foi do vereador Alexandre Leprevost, do União Brasil

‘Complexo Tarumã será entregue neste ano’, afirma Pimentel

‘Complexo Tarumã será entregue neste ano’, afirma Pimentel

Pré-candidato à Prefeitura de Curitiba disse buscar alianças de partidos ligados a direita

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

Deputado estadual, pré-candidato à prefeitura, também defende maior atenção à população de rua