Política

Propostas que tratam de alterações na Previdência do Estado voltam a ser discutidas na Assembleia

 Propostas que tratam de alterações na Previdência do Estado voltam a ser discutidas na Assembleia

(Foto: Dálie Felberg/ALEP)

Além da PEC da Previdência, aprovada na quarta-feira (06), mais duas propostas que tratam de alterações no sistema previdenciário do Estado voltam a ser discutidas na Assembleia Legislativa. Elas foram votadas em primeiro turno, durante a sessão realizada na Ópera de Arame, receberam 19 emendas quando seriam analisadas em segunda discussão e, por isso, voltam à Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A próxima reunião está marcada para segunda-feira (09), a partir de uma e meia da tarde. Uma das propostas fixa a alíquota máxima de contribuição para o plano de benefícios.

Nos planos em que o Estado seja o patrocinador, a contribuição terá que ser igual a do beneficiário. Ela será calculada sobre a parcela de remuneração que exceder o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência. O percentual pode chegar a 7,5%. O texto admite aportes adicionais e contribuições voluntárias, sem contrapartida de quem for o patrocinador.

Nesse caso, uma das emendas trata do Regime de Previdência Complementar. O fundo foi criado em 2014, mas ainda não conta com regulamentação. Ele também depende da aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Ao aderir ao fundo, o servidor que recebe acima do teto do INSS pode se aposentar com uma pensão integral. Atualmente, o teto é de cinco mil e 800 reais. O outro projeto que volta a ser analisado pela CCJ trata da adequação da alíquota para custeio do regime próprio de previdência.

Conforme o texto, a contribuição dos servidores deve passar a ser de 14%. Nas emendas, os deputados propõem adaptações na contribuição de aposentados e pensionistas em caso de déficit atuarial, e uma apresentação à Assembleia Legislativa, a cada quatro meses, do demonstrativo da contribuição arrecadada dos servidores e da respectiva contrapartida recolhida pelo Estado.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

O deputado estadual, pré-candidato à prefeitura de Curitiba, também defende maior atenção à população de

Hospitais podem ter que garantir segurança alimentar para celíacos

Hospitais podem ter que garantir segurança alimentar para celíacos

Legislação foi aprovada na Câmara de Vereadores de Curitiba

LDO traz orçamento recorde de R$ 14 bilhões para 2025

LDO traz orçamento recorde de R$ 14 bilhões para 2025

Vereadores devem discutir e votar a LDO até o final de junho, antes do recesso