Quase 900 veículos foram impedidos de acessar os municípios do litoral do Paraná, no feriado prolongado de Corpus Christi

 Quase 900 veículos foram impedidos de acessar os municípios do litoral do Paraná, no feriado prolongado de Corpus Christi

Foto: divulgação/Prefeitura Pontal do Paraná

Quase 900 veículos foram impedidos de acessar os municípios do litoral do Paraná, no feriado prolongado de Corpus Christi. No bloqueio instalado na BR 277, em Paranaguá, 566 veículos tiveram de retornar à cidade de origem. Já nas barreiras instaladas em Guaratuba, 330 veículos foram impedidos de entrar na cidade.

Para o secretário de segurança pública de Paranaguá, sargento João Carlos Silva, os bloqueios impediram a circulação de ao menos 2.500 turistas na região.

Somados os bloqueios em Paranaguá e Guaratuba, 21.083 veículos foram vistoriados e 896 veículos foram impedidos de entrar no litoral. Os dados finais revelam que 4 de cada 100 veículos vistoriados, tiveram de retornar viagem. A instalação de barreiras sanitárias no acesso aos municípios do litoral foi autorizada pela Justiça Federal no final do mês de maio. As medidas são válidas enquanto permanecer grave a situação da pandemia da Covid-19 na região.

O secretário diz que não houve casos de resistência nos bloqueios. Ele comenta, porém, que muitas famílias impedidas de acessar aos municípios, questionaram sobre o seu direito de ir e vir.

Nas barreiras sanitárias de Guaratuba, 7 veículos furaram os bloqueios. Segundo a prefeitura do município, esses infratores podem ser multados em até R$ 20 mil. Para o secretário, os municípios do litoral querem receber turistas de todo o Brasil, mas no momento adequado, quando houver uma melhora nos números da pandemia.

Os bloqueios foram instalados no acesso aos municípios do Litoral do Paraná na quarta-feira e permaneceram até o fim do dia de domingo. Na BR 277, os km 11 e 12; e em Guaratuba na PR 412, no posto da Polícia Rodoviária e também no km 39. A passagem somente era autorizada para moradores e prestadores de serviços essenciais.  As medidas tinham o objetivo de evitar a visita de turistas, em meio a um delicado momento da pandemia da Covid-19.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem