PolíticaCidadania

Saúde presta contas ao Legislativo na terça (24)

Câmara deve discutir recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração

 Saúde presta contas ao Legislativo na terça (24)

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Figura constante nas audiências públicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dentro do Legislativo nos últimos quatro anos, na próxima terça-feira (24) a Câmara Municipal volta a receber representantes da pasta, desta vez sem a presença de Márcia Huçulak. A ex-secretária deixou o cargo no início de abril e a direção agora é de Beatriz Battistella Nadas, antes superintendente executiva da pasta. Marcada para acontecer no horário da sessão plenária, a partir das 9h, a secretaria deve apresentar a situação da saúde em Curitiba no primeiro quadrimestre de 2022.

Um dos principais assuntos deve ser a retomada da recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração. Da última vez que a Secretaria prestou contas na Câmara, em fevereiro deste ano, a ex-gestora Márcia Huçulak apresentou o Plano 2022-2025 da área, pautado pela ideia de “bem-estar integral”, cujo objetivo final seria, na opinião da então secretária, “mudar o estilo de vida das pessoas” com o incentivo, por exemplo, à prática da atividade física. Naquela ocasião, ao responder as perguntas dos vereadores, a secretária afastou a hipótese de vacinar as crianças contra covid-19 dentro das escolas.

De fevereiro para cá, a Câmara de Curitiba flexibilizou o uso de máscaras e suspendeu as multas da covid-19, mirando a retomada econômica e o fim da pandemia. Pelo menos até a última semana, quando a pasta reconheceu o avanço de casos da doença e voltou a recomendar mais cuidados para evitar a propagação do vírus.

No novo panorama, as discussões sobre a Saúde na cidade, realizadas em plenário, migraram do coronavírus para a situação de contratos com empresas terceirizadas. Recentemente, a Comissão de Saúde fez uma diligência à UPA CIC para verificar a situação dos médicos, cujos pagamentos pela organização social que administra a unidade estavam atrasados desde março.

Por conta da audiência, nesse dia, não haverá votação de projetos de lei. Na quarta (25) está prevista outra audiência de prestação de contas, dessa vez o espaço será dedicado às contas do Município.

Band News Curitiba - 96,3 FM

Curitiba pode liberar transporte de pets em ônibus

Curitiba pode liberar transporte de pets em ônibus

Projeto permite o acesso a animais de até 15 quilos em caixas

LDO volta a ser aprovada pela Câmara

LDO volta a ser aprovada pela Câmara

Lei traz metas físicas que a Prefeitura promete cumprir em 2023

Projeto da LDO 2023 é aprovado em primeiro turno

Projeto da LDO 2023 é aprovado em primeiro turno

A LDO retorna à pauta, para a votação em segundo turno

Eder Borges reassume cadeira na Câmara de Curitiba

Eder Borges reassume cadeira na Câmara de Curitiba

Parlamentar se disse vítima de injustiça e comemorou o retorno