ParanáGeral

Servidores passam por capacitação para tráfico de pessoas

Curso realizado com apoio da ONU prepara ao servidores para lidarem com os casos

 Servidores passam por capacitação para tráfico de pessoas

Foto: SEJUF

Em pareceria com a Agência ONU para Migrações, agentes públicos estaduais passam por um curso de capacitação sobre o fluxo de atendimento às vítimas de tráfico de pessoas. O Paraná é considerado referência nacional no combate às práticas cruéis e desumanizadoras. No início da semana, a capacitação envolveu agentes do sistema de Justiça, Ministério Público e polícias. Nesta terça-feira (17), o treinamento alcança os servidores que atuam nas redes de assistência social, como Cras, Creas e conselhos tutelares.

A coordenadora do Núcleo Estadual do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, Sílvia Xavier, afirma que o Paraná sempre busca se atualizar no tema para manter as boas práticas no atendimento às vítimas de tráfico de pessoas:

Segundo ela, a parceria com organizações não governamentais também é um diferencial do Paraná em relação a outros estados:

O curso realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas tem como objetivo principal preparar os servidores para que entendam o fluxo completo do serviço, desde o recebimento da denúncia até o atendimento às vítimas. Empresas privadas que fornecem softwares e aplicativos para o Estado também participam dos encontros. O Paraná disponibiliza pelo site da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho um canal exclusivo para denunciar crimes relacionados ao tráfico de pessoas. Pelos aplicativos também é incentivado que os motoristas denunciem possíveis crimes em andamento nas estradas, com geolocalização e acionamento imediato das polícias rodoviárias estadual e federal.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand