ParanáGeral

SESP pode deixar de escolher direção das escolas cívico-militares

Projeto do Governo do Estado pede que atribuição seja da Seed, entre outras alterações

 SESP pode deixar de escolher direção das escolas cívico-militares

Foto: Silvio Turra/Seed-PR

A escolha dos diretores das 195 escolas cívico-militares pode deixar de ser da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Um projeto de lei, que partiu do Governo do Estado, pede que o cargo mude para monitor educacional e que a seleção seja feita pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Veja mais:

Mesmo com a alteração, o comando das escolas ainda deve ser ocupado por um militar, sem a exigência de formação em educação.

Na análise do doutor em Educação e professor universitário, Reginaldo Rodrigues da Costa, a escolha dos profissionais das instituições de ensino deve ser da Seed permanentemente.

De acordo com a proposta, outra alteração é que os militares utilizem uniformes ao invés de fardas. Assim, eles não poderão andar armados nas escolas. A farda será utilizada apenas pelos policiais do lado de fora das instituições.

O professor defende que, mesmo sem a exigência, os diretores deveriam ter conhecimento da área da educação, para garantir a qualidade do ensino.

O projeto foi enviado no início da semana à Assembleia Legislativa do Paraná. Em regime de urgência, ele foi apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça em sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira (09). Se aprovado, as alterações passam a valer a partir do próximo ano letivo.

O Paraná tem 195 escolas no modelo cívico-militar, com mais de 120 mil alunos, entre ensino fundamental e médio. A implementação do projeto começou em 2021.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa

Projeto social com capacidade para atender 200 crianças tem vagas

Projeto social com capacidade para atender 200 crianças tem vagas

Iniciativa do Instituto Novas Ideias trabalha educação, cultura e esporte com o inscritos

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

A situação mais crítica acontece no oeste do estado, com mais de 18 mil casos