Setor atacadista do Paraná cresce e é terceiro maior do país

Foto: Divulgação / AENotícias Pr

O setor atacadista do Paraná cresceu 82% em seis anos e agora é o terceiro maior do país, atrás de São Paulo e Minas Gerais. O setor movimenta 123 bilhões e 600 milhões de reais em receita bruta por ano, reúne 20 mil e 900 unidades de revenda e emprega 148 mil e 300 pessoas no Estado. Os dados são da última Pesquisa Anual do Comércio, referente a 2015, do IBGE, e que foi divulgada nessa terça-feira.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, o Ipardes, Julio Suzuki Júnior, o Estado cresceu no setor porque tem bons números da produção de alimentos e tem facilidade de distribuição para outros Estados.

O comércio atacadista paranaense representa quase oito por cento do mercado brasileiro. Está à frente do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. São Paulo tem o maior mercado atacadista do País, com receita de 537 bilhões de reais, seguido por Minas Gerais, com 132 bilhões de reais. O Paraná também é o maior empregador do setor no Sul do País.

De acordo com o IBGE, o comércio atacadista de combustíveis e lubrificantes é o maior em participação da receita do setor no Paraná, com 28 bilhões e 100 milhões de reais. Em segundo lugar vem alimentos, bebidas e fumo. Na sequência vem o atacado ligado a matérias-primas agrícolas e animais vivos e equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277