Setores da construção civil fazem ato contra cortes de recursos no Programa Minha Casa Minha Vida 

 Setores da construção civil fazem ato contra cortes de recursos no Programa Minha Casa Minha Vida 

Foto: Divulgação – arquivo

Foto: Divulgação – arquivo

 

Empresários, construtores, corretores de imóveis e representantes de setores envolvidos na cadeia produtiva da construção civil promoveram um ato nesta quinta-feira (19) em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A mobilização é parte de um protesto nacional contra cortes de recursos no Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. O ato simultâneo é organizado pela Federação Nacional dos Pequenos Construtores.

Nos últimos meses, a Caixa anunciou restrições ao crédito, como a redução do limite financiado para imóveis de até 70% para 50%. Representante da Organização dos Construtores e Investidores de Fazenda Rio Grande, o construtor Marcos Miranda afirma o limite de recursos imposto no meio do ano impede o desenvolvimento do setor. Segundo ele, as medidas comprometem as atividades de milhares de pessoas.

O ato ocorreu em diversas cidades e na maioria das capitais do País. De acordo com o organizador da manifestação na Grande Curitiba, toda a cadeia produtiva está preocupada com a situação e cobra medidas para que o setor não seja desfigurado.

De acordo com levantamento do jornal Folha de São Paulo, o Banco Central registrou 248 queixas sobre a Caixa no primeiro semestre do ano relativas a demora na liberação do financiamento. O número representa uma alta de 9% em relação aos seis meses anteriores e de 2,5% sobre o mesmo período de 2016. No segundo semestre, de acordo com a Federação dos Pequenos Construtores, o número de queixas deve aumentar ainda mais.

Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal afirma que a contratação do crédito imobiliário neste ano está cerca de 20% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Sobre a mudança na liberação de crédito aprovado para apenas uma vez por mês, a Caixa Econômica Federal afirma que adotou a estratégia de execução mensal do orçamento para todas as linhas de crédito imobiliário com objetivo de cumprir o orçamento anual disponível até dezembro. Quanto às modalidades de créditos que possuem orçamento segregado por Estado, a Caixa afirma que em alguns estados o orçamento esgotou, mas poderá ser retomado no mês de novembro.

Repórter: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277