Umidade do ar cai abaixo de 30% em parte do estado

Manhãs geladas, e tardes quentes e secas demais. Nesta quinta-feira (09), a umidade do ar chegou a 20% em Curitiba, e a 13% na região noroeste do estado. Estes índices são considerados extremamente baixos e nocivos à saúde da população. No entanto, esta “secura” toda é comum no outono e inverno, e vai continuar assim ao longo da estação, como conta o meteorologista Samuel Brown, do instituto Simepar.

Em Paranavaí e Francisco Beltrão, a umidade do ar chegou a 15%. O recomendável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é de 50%. Mas, não precisa ser um técnico ou especialista para sentir os efeitos do ar seco. Olhos irritados, garganta arranhando e coriza no nariz são os sinais mais típicos dos problemas causados, segundo o diretor do centro de epidemiologia da prefeitura de Curitiba, Moacir Pires Ramos.

Outro problema dos dias secos é a chamada “inversão térmica”. Não é difícil identificar um dia assim: basta olhar para o horizonte e ver que a poluição parece estar mais evidente. Isso é tão nocivo quanto à baixa umidade.

A recomendação é de que se tome muito líquido, principalmente água. Já para os olhos secos, o jeito é usar as chamadas “lágrimas artificiais”.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem