Vendas do setor de serviços aumentam 4,2% no Paraná

 Vendas do setor de serviços aumentam 4,2% no Paraná
Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Ipardes. Foto: ANPr

As vendas no setor de serviços aumentaram 4,2% no acumulado de janeiro a agosto desse ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE. O Paraná e o Mato Grosso foram os únicos Estados a terem resultados positivos no período. Em todo o Brasil, o setor acumula queda de 3,8%. No acumulado do ano, os serviços prestados às famílias tiveram a maior alta, com 14,7%, seguido pelos serviços de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correios, com aumento de 13,6% nas vendas. Segundo o presidente do Ipardes, Julio Suzuki Junior, a redução na taxa de desemprego é o principal fator para o aumento nas vendas do setor de serviços.

A taxa de desocupação no Paraná caiu de 10,3% para 8,9% entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, de acordo com o IBGE. Nos primeiros oito meses do ano, o saldo entre admitidos e demitidos com carteira assinada no Estado somou pouco mais de 25 mil vagas.

Em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a pesquisa do IBGE mostra que as vendas do setor de serviços cresceram 5,5%. No acumulado de 12 meses terminados em agosto, o Paraná registrou alta de 0,2% no setor. Foi o único Estado a ter resultado positivo nessa comparação.

Repórter: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277