Durval Amaral é eleito para o TCE

O deputado Durval Amaral foi eleito por unanimidade de votos como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ele recebeu o apoio de todos os 54 deputados estaduais na eleição realizada hoje à tarde na Assembleia Legislativa do Paraná. O concorrente dele, o auditor do TCE Claudio Augusto Canha, não recebeu nenhum voto. Durval Amaral, que tem uma longa carreira política, garante que está qualificado para um cargo técnico.

A escolha de Durval Amaral não é surpresa já que como deputado estadual ele conseguiu o apoio dos colegas e também do governador Beto Richa. Amaral foi secretário-chefe da Casa Civil desde o início de 2011 e só saiu do cargo para concorrer à vaga do TCE. O concorrente dele, Claudio Augusto Canha argumentou que a escolha de um conselheiro não deveria ser política.

Apesar de ter votado em Durval Amaral, o deputado Tadeu Veneri (PT) reconhece que essa não é a melhor forma de escolher os conselheiros.

O Tribunal de Contas do Estado tem sete vagas de conselheiros. Destas, quatro são de indicação da Assembleia Legislativa. Os conselheiros julgam a prestação de contas do governo, dos municípios, da Assembleia Legislativa, Ministério Público e Poder Judiciário. Durante a eleição de Durval Amaral, ocorreu um fato raro na Assembleia: todos os 54 deputados estavam em plenário.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*