Política

Retorno ao trabalho na Assembleia é marcado por protestos

Foto: Dálie Felberg/Alep

A primeira sessão em plenário da Assembleia Legislativa do Paraná de 2018 começou com polêmica. Após menos de uma hora, a sessão teve que ser suspensa pelo presidente da Casa, o deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), por causa de protestos de servidores públicos estaduais que assistiam a apresentação do plano de Governo do Executivo nas galerias do Plenário da Assembleia Legislativa.

Após o recesso, os trabalhos estavam marcados para serem retomados na tarde de hoje (05). No entanto, no momento em que o representante do governador Beto Richa, o chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, compareceu à Tribuna do Plenário, acabou sendo interrompido por vaias. Os servidores protestaram, principalmente, contra o congelamento das remunerações do funcionalismo.

Em discurso, Rossoni afirmou que os salários do funcionalismo público estavam em dia e que a prioridade deste governo é a educação. A interrupção dos manifestantes aconteceu quando o Chefe da Casa Civil convidou os servidores públicos a participarem do lançamento do projeto “Escolas Mil”, no dia 28 de fevereiro.

Na tarde de hoje, o Sindicato que representa os professores estaduais entregou uma carta ao governo na qual pedia que: a jornada da hora-atividade fosse revista; a não redução dos salários dos contratados pelo PSS (Projeto Seletivo Simplificado do Paraná – realizado pela Secretaria Estadual de Educação para contratação temporária de professores, pedagogos, intérprete de libras, auxiliares de serviços gerais e técnicos administrativos); o reajuste do auxílio transporte, alimentação e da Data-Base.

Segundo Valdir Rossoni, o sindicato nunca havia levado reinvindicações de melhoria nas escolas ao Governo do Estado.

Antes da sessão Plenária, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli se mostrou confiante em relação aos trabalhos da Casa, principalmente, por se tratar de um ano eleitoral.

De acordo com o presidente da Alep, Ademar Traiano, neste ano, mais de projetos devem tramitar na Casa.

Além do início das sessões plenárias, esse período também marca a abertura da quarta e última sessão legislativa da 18ª legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná.

Cada legislatura é formada por quatro sessões legislativas. No total, os 54 deputados que foram eleitos no ano de 2014 concluem os mandatos e permanecem nas cadeiras até o dia 31 de janeiro de 2019.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

O texto institui a Semana Estadual do Influenciador Digital, que deve ser celebrada em novembro

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Projeto de lei foi aprovado por duas comissões e volta a ser discutido em breve

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.