ParanáGeral

18% dos paranaenses estão com dívidas atrasadas

Cerca de 95% da população do Estado possui algum tipo de endividamento

 18% dos paranaenses estão com dívidas atrasadas

Foto: reprodução/ Arquivo Agência Brasil

Cerca de 18% dos paranaenses estão inadimplentes, ou seja, com dívidas atrasadas. Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), divulgados nesta quarta-feira (9), são referentes aos registros do mês de julho deste ano.

Segundo a Fecomércio, é um dos menores índices dos últimos anos. O levantamento aponta ainda que mais de 95% da população possui algum tipo de dívida no Paraná.

A inadimplência acontece quando há o atraso do pagamento desse débito. Em junho, o indicador de inadimplentes havia chegado ao segundo menor nível da série histórica, com apenas 17,1% de consumidores em atraso.

Veja mais:

O cartão de crédito é a principal dívida do paranaense, com 86,7% dos débitos a pagar no período analisado. Em seguida, estão o financiamento de veículo (5,9%) e o financiamento de imóveis (5,3%). As famílias com renda acima de dez salários mínimos são as mais endividadas.

De acordo com a pesquisa, os devedores ficam, em média, seis meses comprometidos com as dívidas. Segundo a pesquisa, em todo o país, 78,1% das famílias brasileiras possuem algum tipo de débito.

No ranking nacional, o Paraná ficou em 2° lugar entre os estados com endividados, atrás apenas do Rio Grande do Sul, onde 96,3% da população está com débitos ativos.

Informações: Leo Coelho

Avatar

Frederico Machado

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand