Política

Moro adia interrogatório de Roberto Teixeira, advogado e compadre de Lula

O juiz Sérgio Moro adiou para 20 de setembro, às 13h30, o interrogatório de Roberto Teixeira, advogado e compadre do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava previsto para esta semana. Teixeira responde à ação penal que apura se a Odebrecht beneficiou o ex-presidente com a compra de um terreno para o Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo. O advogado foi internado na terça-feira passada (5), em São Paulo, com insuficiência cardíaca. Ele seria interrogado no dia seguinte, quarta-feira (6).

O interrogatório foi, então, reagendado para esta quarta-feira (13), no mesmo dia do interrogatório do ex-presidente Lula. Mas agora, foi novamente adiado, depois que a defesa alegou que, mesmo tendo recebido alta do hospital, Roberto Teixeira tem quadro de saúde grave, que requer observação e repouso. Outro réu que tem interrogatório marcado para o mesmo dia de Lula é Branislav Kontic, que foi assessor do ex-ministro Antonio Palocci.

Os advogados de Kontic pediram que ele fosse interrogado por videoconferência, mas o juiz Sérgio Moro manteve o depoimento presencial. Os três últimos réus do processo devem ser questionados sobre declarações de Antonio Palocci no depoimento que prestou ao juiz Sérgio Moro na semana passada. Entre elas, a de que Emílio Odebrecht teria oferecido um pacote de propinas ao ex-presidente Lula. Segundo Palocci, a oferta envolveria o terreno para o Instituto Lula, o sítio em Atibaia e mais 300 milhões de reais.

O ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, que participou nesta segunda-feira (11) da reunião de planejamento de segurança para o interrogatório do ex-presidente, diz que as declarações de Palocci não são verdadeiras e decorrem do constrangimento sofrido na prisão.

Moro também deve questionar o ex-presidente sobre dados encontrados nos sistemas My Web Day e Drouzys, que registravam o pagamento de propina da Odebrecht a agentes públicos e políticos. Uma planilha intitulada de “Programa Especial Italiano” aponta que foram destinados R$ 12 milhões para a compra do terreno para o Instituto em 2010, quando Lula ainda era presidente. Ele nega ter qualquer envolvimento com o esquema de corrupção.

A defesa do ex-presidente afirma que as acusações feitas por Antônio Palocci são falsas, sem provas e que o ex-ministro usou expressões de efeito na tentativa de ver aprovado um acordo de colaboração premiada.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

O texto institui a Semana Estadual do Influenciador Digital, que deve ser celebrada em novembro

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Projeto de lei foi aprovado por duas comissões e volta a ser discutido em breve

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.