Política

Assembleia convoca 4 deputados para posse, após TSE cassar mandato de Francischini

 Assembleia convoca 4 deputados para posse, após TSE cassar mandato de Francischini

Foto: Dálie Felberg/Alep

Os deputados estaduais eleitos, após a cassação do mandato de Fernando Francischini (PSL) pelo TSE, assumem a cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná na próxima segunda-feira (8). Os suplentes foram convocados em sessão desta quarta-feira (3), que declarou vagas as cadeiras antes ocupadas pelo deputado cassado e os três parlamentares eleitos com os votos dados a Francischini. A leitura da convocação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB).

Quatro candidatos de partidos distintos devem assumir o mandato deixado por parlamentares do PSL. Assumem os mandatos Adelino Ribeiro (PAT), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV). Ribeiro foi deputado por um mandato entre 2011 e 2014; Moura é veterano na Casa, com sete mandatos entre 1993 e 2018. Élio Rusch também foi deputado por sete mandatos no mesmo período, e assumiu o cargo duas vezes durante a licença maternidade de Maria Victória (PP). Já Pedro Banzana (PV) é o único estreante na Casa. Ex-vice-prefeito de Arapongas, na região Norte, atualmente é presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.

Com as mudanças, a bancada do PSL, que era a maior da Alep, com oito cadeiras, perde metade das vagas, caindo para quatro deputados. A Assembleia recebeu ainda na sexta-feira (29), do TRE-PR, a ordem pela declaração de vacância dos cargos, mas preferiu aguardar a sessão ordinária desta quarta para formalizar a convocação dos suplentes. Com isso, Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron, todos do PSL, deixam oficialmente a Assembleia Legislativa, junto com Francischini. Por ter recebido 427.749 votos nas eleições de 2018, os votos dados a Francischini elegeram outros três deputados estaduais do PSL. Agora eles também perdem o mandato.

A declaração de inelegibilidade, porém, afeta apenas Francischini. Os demais deputados podem concorrer livremente a cargos eletivos nas eleições do ano que vem, caso assim desejarem. Francischini foi condenado pelo TSE por abuso de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação. Em 2018, com a votação ainda em andamento, Francischini disse em uma live no Facebook que estava comprovado que as urnas eletrônicas haviam sido fraudadas, para prejudicar o então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro. As denúncias nunca foram comprovadas.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Dia do Influenciador Digital é tema de homenagem na Câmara

Dia do Influenciador Digital é tema de homenagem na Câmara

Iniciativa foi do vereador Alexandre Leprevost, do União Brasil

‘Complexo Tarumã será entregue neste ano’, afirma Pimentel

‘Complexo Tarumã será entregue neste ano’, afirma Pimentel

Pré-candidato à Prefeitura de Curitiba disse buscar alianças de partidos ligados a direita

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

Deputado estadual, pré-candidato à prefeitura, também defende maior atenção à população de rua