Curitiba

Deslady revive Shakespeare em palhaçaria

Peça recorda tragédia de Macbeth e discute padrões culturais negativos que reproduzem a violência

 Deslady revive Shakespeare em palhaçaria

Foto: Geise Gabriele

A história de uma palhaça, chamada Tinoca, que é apaixonada por dramas e resolve montar sozinha uma das peças mais sangrentas de William Shakespeare, Macbeth. Esse é o enredo do espetáculo Deslady, apresentado no último domingo (03), no Espaço Fantástico Das Artes, e dirigido por Andréa Macera.

A protagonista Tinoca, interpretada por Nathalia Luiz, se depara com inúmeras dificuldades, até que se deixa levar pelo poder da Lady Macbeth, ficando à beira da loucura. Então, para se reconstruir, recorre à sua força feminina, além de seu próprio poder, para a transformação de Deslady.

A personagem é capaz de se dividir entre a essência de palhaça e a própria Lady Macbeth, ora fazendo rir, ora usando seu poder soberano para ordenar a obediência do público. 

O espetáculo discute o lugar das mulheres na sociedade, que seguem em busca de alternativas para mostrar o avesso e revolucionar as práticas de poder, baseadas em opressão, dominação e exploração. A apresentação também aborda a desvalorização dos artistas, principalmente das atrizes, e provoca reflexões.

Ao final, a atriz fez um agradecimento especial à Companhia dos Palhaços, que colaborou para a realização de Deslady. Após isso, ela também mencionou o local do espetáculo. “Esse é um espaço que foi criado na pandemia. Então a gente também está reabrindo as portas só agora. Estamos muito felizes”, comenta.   

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Geise Gabriele.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Monólogo “TPM”, de Amora Padilha, é apresentado em Curitiba

Monólogo “TPM”, de Amora Padilha, é apresentado em Curitiba

A mentora e palestrante é referência sobre temas relacionados à sexualidade feminina

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

A US agora também tem à disposição uma clínica odontológica

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Grupo reconhecido mundialmente pela percussão se apresenta nos dias 4 e 5 de maio

Mutirões oferecem 799 vagas de emprego em Curitiba; saiba mais

Mutirões oferecem 799 vagas de emprego em Curitiba; saiba mais

Processos seletivos serão realizados nas dez regionais da cidade, das 9h às 16h