Curitiba

Peça conta histórias reais com a inocência da infância

Originada de um projeto do curso de Artes Cênicas da UNESPAR, peça emociona o público

 Peça conta histórias reais com a inocência da infância

Foto: Divulgação

A plateia se comoveu com a exibição de “Vozes de Abrigo”, apresentada pela companhia artística Laica (Cia Laica), nos dias 5 e 6 de abril, nas Ruínas de São Francisco. O teatro de animação, com bonecos, sombras e formas abstratas para encenação, a apresentação, que também é musical, retrata crianças de abrigos contando suas histórias – reais e fictícias – de forma inocente, como é natural na infância.

Entre cada história, é mostrada uma cena de alegria que, supostamente, seria o sonho dos pequenos, simbolizado com fumaça, luzes e canções de ninar. A trama se desenvolve e, ao fim, uma dessas crianças, depois de adolescente, passa a procurar por sua família biológica, mas acaba se frustrando. 

A peça também aborda questões sociais, como o preconceito com crianças em abrigos. O maior sonho delas é não ser invisível. Fábio Nunes Medeiros, diretor da peça, era contador de histórias dentro de abrigos, até que as crianças começaram a querer contar sobre suas vidas também. Assim, ele coletou e adaptou alguns dos relatos, transformando-os em espetáculo.

Paola Kulik, atriz da peça, conta sobre a comoção durante a encenação: “A gente se emocionava muito quando o Fábio trazia as histórias pra gente discutir. Eram histórias muito doloridas, mas depois de ensaiar muito, a gente vai se acostumando”. João Daniel Vidal, também ator, complementa: “De vez em quando, dá aquele arrepio, mas aí o profissional toma conta e a gente segue em frente.”

No final da apresentação, os atores jogam aviõezinhos de papel, com os recados e desenhos das crianças dos abrigos, o que causa ainda mais emoção, além de gerar maior proximidade com o público. “Vozes de Abrigo” foi criada em 2016, a partir de um projeto de extensão, dentro do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Na época, o diretor da peça, Fabio Medeiros, era professor na faculdade e convidou estudantes para atuarem em conjunto.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Ana Bavutti.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Em 2023, Cozinha Solidária preparou 70 mil marmitas, que foram distribuídas na Mesa Solidária

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

40 bares de Curitiba e Região Metropolitana apresentam opções especiais de petiscos

Uma pessoa fica levemente ferida durante incêndio em hotel

Uma pessoa fica levemente ferida durante incêndio em hotel

As chamas destruíram parcialmente um quarto do hotel que fica no centro de Curitiba