ParanáGeral

Vacinas bivalentes contra a Covid-19 chegam ao Paraná

A vacinação com a dose de reforço começa a ser aplicada no final deste mês

 Vacinas bivalentes contra a Covid-19 chegam ao Paraná

Foto: Divulgação

As primeiras doses da vacina bivalente contra a Covid-19 chegaram no Paraná nesta quarta-feira (08). A Secretaria de Estado da Saúde recebeu o lote de 32.400 imunizantes da Pfizer. Essa é a primeira remessa da Campanha Nacional de Vacinação 2023 e começa a ser aplicada ainda em fevereiro. 

A previsão é que o Paraná receba nas próximas semanas mais de 900 mil doses para essa etapa da campanha. As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original, a Ômicron e as subvariantes.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização, idosos com mais de 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas devem ser vacinados nessa fase.

O cronograma de imunização contra a Covid-19 ainda contempla mais quatro etapas que devem ser realizadas em seguida para o reforço da vacinação. As pessoas que pertencem ao grupo prioritário precisam ter o esquema vacinal primário completo. Só assim poderão receber o reforço nessa fase. A segunda etapa da campanha nacional de vacinação está prevista para o mês de março.

Informação: Leo Coelho

Avatar

Giovanna Retcheski

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Manutenção do registro de forma auditável garante a segurança para empresas e empregados, dizem especialistas

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

A prevalência da condição na população paranaense é de quase 23%