Política

STF suspende processos de Tony Garcia no Paraná

Ex-deputado estadual denunciou pessoas com foro privilegiada, como o senador Sergio Moro

 STF suspende processos de Tony Garcia no Paraná

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Os processos envolvendo o empresário e ex-deputado Tony Garcia foram suspensos no Paraná e agora tramitam no Supremo Tribunal Federal. O delator da Lava Jato e de outras investigações sobre esquemas de corrupção afirma que foi usado por procuradores e pelo ex-juiz Sergio Moro como um “agente infiltrado” para criar provas ilegais contra os alvos da força-tarefa em Curitiba. Segundo ele, havia um direcionamento das autoridades para “perseguir o PT”. O ministro Dias Toffoli, do STF, decidiu nesta terça-feira (6) suspender todos os processos envolvendo o empresário na 13.ª Vara Federal de Curitiba.

Dessa forma, a Justiça Federal no Paraná deixa de ser a instância competente para julgar as ações. O entendimento é de que Tony Garcia faz menções a pessoas com foro privilegiado, entre elas o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Por isso, a partir de agora, eventuais decisões sobre o caso ficam sob a responsabilidade do Supremo Tribunal Federal. Citado em entrevistas recentes do empresário, o ex-juiz Sergio Moro disse em nota que os relatos são “mentirosos” e “sem amparo em provas”. A juíza até então responsável pelos processos, Gabriela Hardt, já havia se declarado impedida de julgar as ações porque está processando o acusado.

Veja mais:

As ligações entre Moro e Tony Garcia são bem mais antigas do que a Operação Lava Jato. Uma década antes, em 2004, o ex-deputado estadual assinou um acordo de colaboração premiada no caso Banestado. O juiz que homologou a delação foi justamente Sergio Moro. Anos mais tarde, o MPF pediu a suspensão do acordo depois de supostas omissões do colaborador.

Mais recentemente, já durante a Lava Jato, Tony Garcia denunciou supostos crimes de Moro em 2021, em depoimento à Justiça Federal. No entanto, a defesa dele alega que as informações foram ignoradas pela juíza substituta Gabriela Hardt. A denúncia só foi levada adiante no início deste ano, após o juiz Eduardo Appio assumir a 13.ª Vara Federal de Curitiba.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Dia do Influenciador Digital é tema de homenagem na Câmara

Dia do Influenciador Digital é tema de homenagem na Câmara

Iniciativa foi do vereador Alexandre Leprevost, do União Brasil

‘Complexo Tarumã será entregue neste ano’, afirma Pimentel

‘Complexo Tarumã será entregue neste ano’, afirma Pimentel

Pré-candidato à Prefeitura de Curitiba disse buscar alianças de partidos ligados a direita

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

Goura critica atual gestão da prefeitura e defende alianças “convergentes”

Deputado estadual, pré-candidato à prefeitura, também defende maior atenção à população de rua