ParanáGeral

Mortes por dengue no Paraná avançam 22% em uma semana

Foram incluídos 17 óbitos e mais de 8 mil casos aos registros oficiais

As mortes por dengue no Paraná avançaram quase 22% em apenas uma semana. Foram 17 óbitos reportados pela Secretaria de Estado da Saúde no boletim mais recente da pasta. Nas primeiras 43 semanas do atual ciclo epidemiológico, iniciado em agosto de 2022, o Paraná acumulava 78 mortes. Agora, são 95. Além disso, em uma semana, foram diagnosticados mais de 8 mil casos da doença, o que representa um avanço de 8% sobre o acumulado dos últimos 11 meses.

No atual ciclo, já são mais de 320 mil notificações de casos suspeitos. Segundo o informe semanal, dos 399 municípios do estado, 390 têm casos notificados (363 têm casos confirmados). Os dados foram atualizados pela pasta nesta terça-feira (27).

Embora o ciclo epidemiológico esteja próximo do fim, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que não é o momento de baixar a guarda. Ele explica que grande parte dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das casas e terrenos particulares. Por isso, ele pede o apoio da população para erradicar os focos de multiplicação do transmissor da dengue:

A Secretaria de Estado da Saúde também atualizou os números da febre chikungunya e do zika vírus, doenças que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue. Nos últimos sete dias, foram notificados 73 casos suspeitos de chikungunya. O total de casos confirmados passou de 635 para 652 – um acréscimo de 17 diagnósticos. Desde o início do atual ciclo epidemiológico, três pessoas morreram pela doença no Paraná. Nenhum óbito foi confirmado nos últimos sete dias.

Veja mais:

Em relação ao zika vírus, as autoridades sanitárias investigam apenas um caso suspeito. Desde agosto do ano passado, nenhum caso foi confirmado no Paraná. 85 notificações foram descartadas após exames laboratoriais.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico

Chefe do PCC no Paraguai é preso no Paraná

Chefe do PCC no Paraguai é preso no Paraná

Policiais do BPFron prenderam Nelson Amarilla, conhecido como 'Norteño'. Contra ele existiam três mandados de

Semana começa com tempo firme e termômetros acima dos 30ºC

Semana começa com tempo firme e termômetros acima dos 30ºC

Sol aparece na maior parte das regiões do estado nesta segunda-feira