ParanáGeral

Deputados votam reajuste e mudanças na carreira de servidores

Mesmo desagradando algumas categorias, os projetos são votados nesta segunda-feira em regime de urgência

 Deputados votam reajuste e mudanças na carreira de servidores

Arquivo/Orlando Kissner/Alep

Sob protesto de algumas categorias, os deputados estaduais começam a votar nesta segunda (3) os projetos de lei que contemplam a reposição salarial e a reestruturação de carreiras de servidores estaduais. Ao todo, são oito mensagens enviadas pelo Governo do Paraná ao Legislativo. As propostas tramitam em regime de urgência e as sessões começam a partir das 14h30.

Além da recomposição salarial válida para todos os servidores ativos e inativos, os projetos também pretendem mudar estruturas e carreiras nas pastas da Educação, Segurança Pública, Saúde, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado e Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

Veja mais:

Entre as mudanças contestadas está a que elimina os cargos de escrivães e investigadores da Polícia Civil. Os servidores passariam para um novo cargo único, de Agente de Polícia Judiciária. O texto não agradou a categoria, que fez protestos durante a semana e chegou a paralisar atividades não essenciais.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSD), normaliza as críticas aos projetos e afirma que alterações podem ser feitas por meio de emendas:

Uma das oito propostas em discussão é a que prevê uma recomposição salarial de 5,79% para 2023. Segundo o texto apresentado pelo Palácio Iguaçu, o reajuste seria aplicado a todos os 283 mil servidores da ativa, estatutários e comissionados, aposentados e pensionistas. O pagamento deverá ser realizado em parcela única no dia 1º de agosto deste ano.

Para debater e votar as oito mensagens do Executivo, a Assembleia Legislativa do Paraná convocou uma sessão plenária dupla, uma ordinária e outra extraordinária. O debate começa a partir das 14h30.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

A Vacina oral será substituída pela injetável seguindo recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico