PolíticaGeral

Câmara retoma sessões após recesso parlamentar

Prefeito, Rafael Greca, e o vice, Eduardo Pimentel, confirmaram presença na abertura dos trabalhos

 Câmara retoma sessões após recesso parlamentar

Foto: Rodrigo Fonseca/ CMC

Os vereadores retomam na terça-feira (1º) as sessões plenárias na Câmara de Curitiba. O prefeito, Rafael Greca (PSD), e o vice, Eduardo Pimentel (PSD), confirmaram presença na abertura dos trabalhos no segundo semestre, após o recesso parlamentar de julho. Por tradição, não haverá ordem do dia. A votação de projetos, indicações de sugestão ao Executivo e requerimentos será retomada no dia seguinte, quarta-feira (2).

A ordem do dia terá uma proposta de lei na pauta para discussão em primeiro turno. A iniciativa, assinada pelo vereador Leonidas Dias (Solidariedade), estabelece as diretrizes para a implantação do Programa de Valorização da Vida na rede municipal de ensino.

A ideia é que os planos pedagógicos das escolas municipais incluam medidas de conscientização, de prevenção e de combate à depressão, à automutilação e ao suicídio.

O Programa de Valorização da Vida prevê a realização de palestras e debates com crianças, a formação continuada dos profissionais da educação e a distribuição de cartilhas de orientação às famílias dos estudantes.

Sugestões ao Executivo

Ainda na quarta, os vereadores avaliam as indicações de sugestões à Prefeitura de Curitiba e os requerimentos que dependem da votação em plenário, na segunda parte da ordem do dia. Já consta na pauta, por exemplo, sugestão para que a prefeitura forneça abafadores de som e de ruídos para crianças com hipersensibilidade auditiva, como os autistas, para o uso nas escolas municipais.

Outra proposta é que o Executivo atualize, com base na Lei da Liberdade Econômica, o decreto com as regras para a publicidade ao ar livre em Curitiba. As indicações de sugestão são, respectivamente, de autoria de Pier Petruzziello (PP) e de Sidnei Toaldo (Patriota).

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações de sugestão são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar e acatar, ou não, as propostas.

Informações: Leonardo Gomes com CMC.

Avatar

leonardo.gomes

Assentos exclusivos para mulheres em viagens avança na Assembleia

Assentos exclusivos para mulheres em viagens avança na Assembleia

Ainda não há data definida para discussão e votação do PL em plenário

Curitiba fará encontro para avaliar políticas de mudanças climáticas

Curitiba fará encontro para avaliar políticas de mudanças climáticas

O encontro será nesta quarta-feira (8) às 10h na Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Projeto pede flexibilização para Clubes de tiro

Projeto pede flexibilização para Clubes de tiro

O texto pede a dispensa de restrição de horário e de distanciamento mínimo entre clubes

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Prefeitura pede extinção alegando que os instrumentos foram incluídos em novas regras