CuritibaEconomia

Curitiba é segunda capital mais rápida na abertura de empresas

Com menor burocracia, 19.477 empresas foram abertas no primeiro trimestre de 2024 na capital

 Curitiba é segunda capital mais rápida na abertura de empresas

Foto: ilustrativa/Freepik

Com agilidade nos processos e menos burocracia, Curitiba se torna a segunda capital do país mais rápida para abrir empresas. O tempo previsto em média é de 2 horas, 90% menor do que a média nacional, de 21 horas.

Os dados foram divulgados pelo Mapa das Empresas, ferramenta do governo federal que monitora o tempo para abertura de novos negócios no país.

O levantamento, referente ao primeiro quadrimestre de 2024, mostra que a capital paranaense ficou com o segundo menor tempo entre as capitais, atrás apenas de Aracaju (SE), com 1 hora, e à frente de Vitória (ES), com 3 horas, e Salvador (BA) e Maceió (AL), com 4 horas cada.

Curitiba vem gradativamente reduzindo o tempo médio de abertura de empresas nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, uma empresa levava em média 3 dias (81 horas) para conseguir o seu registro em Curitiba. Hoje esse tempo é 97% menor.

Em 2022, a Prefeitura de Curitiba incluiu mais 61 atividades na chamada Lei da Liberdade Econômica, que dispensa licenciamento para atividades consideradas de baixo risco. Com isso, o número de atividades incluídas nesse parâmetro na cidade passou de 545 para 606.

Essas empresas ficam dispensadas de alvará de licença para localização, licença sanitária e licenciamento ambiental. Com menor burocracia, 19.477 empresas foram abertas no primeiro trimestre de 2024 na capital, de acordo com o Mapa das Empresas, o que corresponde a uma alta de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram abertos 18.360 novos negócios.

Informação: Marlon Santiago

Avatar

Paula Duraes

Binário altera Tarumã e Cajuru a partir de terça (24)

Binário altera Tarumã e Cajuru a partir de terça (24)

No trecho, três ruas passam a ter sentido único e uma recebe preferência no tráfego

Mulher que invadiu contramão e matou motoboy estava bêbada

Mulher que invadiu contramão e matou motoboy estava bêbada

Henrique Jurandir da Silva, de 26 anos foi sepultado nesta segunda-feira (23), em Curitiba

Sequestro de empresário e tentativa de homicídio podem ter relação

Sequestro de empresário e tentativa de homicídio podem ter relação

Polícia Civil investiga ligação entre os dois crimes, que foram registrados em Curitiba