Política

Ajuste fiscal do governo entra em votação final

 Ajuste fiscal do governo entra em votação final

Foto: Divulgação/Sindicontas

(Foto: Divulgação/Sindicontas)

Será colocado em votação final na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (5) o pacote fiscal proposto pelo governo. São várias medidas que envolvem o funcionalismo público. Com isso, estima-se uma economia de R$ 100 milhões por ano.

Um dos principais pontos do projeto é a compra de horas de folga de policiais militares. O texto de Richa também cria uma diária especial de seis horas, permitindo, assim, que os agentes trabalhem para o Estado até mesmo nos períodos de folga.

Os policiais poderão atuar, no máximo, em dez diárias por mês, com intervalo mínimo de 11 horas para retorno ao trabalho. É o que explica o líder do governo na Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Com isso, não serão realizados concursos públicos para contratação de policiais e bombeiros por três anos, a menos que haja autorização na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); que o pagamento de promoções e progressões ao funcionalismo esteja em dia; e que a despesa do governo com pessoal se encontre dentro dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O projeto também dobra o abono de permanência para praças, e possibilita que policiais aposentados há no mínimo dois anos atuem em atividades administrativas, recebendo pelo menos R$ 75 por dia trabalhado. Entidades de classe são contrárias ao projeto, considerando que ele aumentará o estresse dos PMs, podendo resultar em erros.

Além disso, também contestam a não-realização de concursos, já que consideram que, a cada ano, 3% do efetivo se aposenta e precisa ser reposto. Apesar disso, a proposta já foi aprovada em duas votações e, hoje, após passar pela terceira análise, segue para sanção do governador.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Deputado paranaenses retornam na Alep na próxima semana

Deputado paranaenses retornam na Alep na próxima semana

Por decisão da Presidência da Casa, não haverá votações na sessão de retomada

Flagrantes de crimes eleitorais serão encaminhados ao Fórum Eleitoral

Flagrantes de crimes eleitorais serão encaminhados ao Fórum Eleitoral

Pessoas que forem flagradas cometendo crimes eleitorais serão encaminhadas ao Fórum Eleitoral da capital paranaense

Eleitor pode justificar ausência por meio do E-Título

Eleitor pode justificar ausência por meio do E-Título

Caso aplicativo não funcione, o cidadão tem prazo de 60 dias para a justificativa

Número de candidaturas coletivas cresce no Paraná

Número de candidaturas coletivas cresce no Paraná

Modalidade busca aumentar a participação no Poder Legislativo