PolíticaGeral

Após vistorias, Câmara sugere melhorias para o Mesa Solidária

Maior parte das sugestões dizem respeito à unidade da praça Tiradentes

 Após vistorias, Câmara sugere melhorias para o Mesa Solidária

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Deve ser encaminhado na próxima semana à prefeitura o relatório da Câmara de Curitiba com sugestões de melhorias para o programa Mesa Solidária. O documento traz propostas da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social do Legislativo, a partir de visitas a duas unidades do programa, realizadas há duas semanas.

A maior parte das sugestões dizem respeito à unidade do Mesa Solidária na praça Tiradentes. O local distribui em média 200 refeições no almoço e de 300 a 350 no jantar. O relatório reforça que a ideia é manter o serviço no Centro de Curitiba, mas sugere a mudança “para um imóvel maior e com mais condições de atendimento e estrutura”.

Segundo os vereadores, foi identificado que grande parte dos frequentadores recebe a marmita e faz a refeição fora da estrutura. Na percepção dos membros da comissão, a estrutura não está 100% apta para receber o grande volume de pessoas com um acolhimento efetivo.

Outros apontamentos são em relação às filas; à limitação na ventilação no local; à ausência de banheiros químicos e de toldo na área externa do imóvel, que proteja os usuários em dias de chuva ou de sol intenso; e à praça Tiradentes que, por se tratar de um edifício histórico, não pode ter o funcionamento de uma cozinha a gás.

Além das sugestões, a Comissão de Saúde elogia, no documento, a estrutura do Mesa Solidária e da Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, que fica sob o viaduto do Capanema. Todos os dias da semana é servido o jantar no local. Aos sábados, é também oferecido o almoço. Aos domingos, café da manhã, almoço e jantar. A média é de 200 marmitas servidas em cada refeição.

O relatório sugere, ainda, à prefeitura “que a atenção deve estar voltada para melhorias no entorno, em termos de segurança, higiene e limpeza urbana; com ações educativas e de conscientização para evitar imprevistos aos moradores e comerciantes”.

O relatório cita, ainda, a necessidade de se mapear os usuários; disponibilizar atendimentos na área da saúde, a exemplo do consultório móvel odontológico; ter postos fixos da Guarda Municipal nas unidades do programa.

Informações: Leonardo Gomes com CMC.

Avatar

leonardo.gomes

Projeto pede flexibilização para Clubes de tiro

Projeto pede flexibilização para Clubes de tiro

O texto pede a dispensa de restrição de horário e de distanciamento mínimo entre clubes

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Prefeitura pede extinção alegando que os instrumentos foram incluídos em novas regras

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes