Curitiba

“As Espertezas de Arlequim” traz espectadores para participar do espetáculo

Participação especial do público no início da atração teatral

 “As Espertezas de Arlequim” traz espectadores para participar do espetáculo

Foto: Rafael Rattmann

Já no início da peça “As Espertezas de Arlequim” o público é tomado de surpresa. A atriz Joseane Berenda, que interpreta Ricciolina, vai até a plateia em busca de um “marido” para a personagem. O escolhido foi um professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ficou sem jeito com o convite. No palco os dois trocaram chapéus e chegaram a dançar um pouquinho de tango. Assim, com interação com o público, a apresentação aconteceu na manhã desta terça (5), na praça Santos Andrade.

Na trama, Pantaleão (Marcelo Felczak) é um à procura da juventude perdida, e para isso decide se casar com Ricciolina. Há também outros personagens, como o atrapalhado Arlequim (Douglas Kodi), que é apaixonado por Ricciolina, quer se casar com ela e fará de tudo para conquistar o coração da jovem. Há ainda um “doutor” (equivalente a um psicólogo), que ajuda Pantaleão em seus momentos de tristeza; e uma bruxa, que auxilia Arlequim a conseguir a poção da juventude em troca de um objeto do Oriente, onde Pantaleão e Arlequim vão buscá-lo.

O estilo comédia da Dell`Arte é influenciado por nomes como Charlie Chaplin e Roberto Gomez Bolaños, o Chaves. A peça de rua, que retornou depois de mais de dois anos de pandemia, foi muito comemorada pelos atores. Para Marcelo Felczak, foi uma felicidade voltar aos palcos: “Para os artistas foi bem difícil. Porque nós não podíamos estar com o público para fazer esta troca, porque teatro sem público não é teatro. E outra coisa, teatro filmado é mais para o audiovisual. Por isso, para nós é muito gratificante estar de volta à rua, trocando energia com o público, apesar de estarmos um pouquinho fora de forma. Mas aos poucos nós vamos voltando, vamos entendendo de novo o público, entendendo nosso lugar nesse espaço aqui, porque foi isso que nós escolhemos para trabalhar. Então vamos preenchendo esse espaço de volta aos poucos”, disse o ator.

Joseane Berenda falou sobre a felicidade não só de reencontrar as crianças, mas o público como um todo: “Estou muito feliz, nós estávamos com receio se o público voltaria para as ruas e praças. Acho que aqui no Paraná talvez seja o primeiro evento que reúna tanta gente. Pelo menos aqui em Curitiba é o primeiro evento que reúne tantas pessoas em um local público. Então ficamos pensando se o público ia se sentir seguro, se estariam na “vibe” também. Mas o pessoal está muito nessa “vibe” de assistir a peça, acho que até mais do que antes da pandemia.”

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Rafael Rattmann.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Em 2023, Cozinha Solidária preparou 70 mil marmitas, que foram distribuídas na Mesa Solidária

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

40 bares de Curitiba e Região Metropolitana apresentam opções especiais de petiscos

Jovem sofre ferimentos leves após incêndio em hotel, no Centro

Jovem sofre ferimentos leves após incêndio em hotel, no Centro

Chamas destruíram o quarto, mas não se alastraram para outros cômodos

Incêndio atinge hotel no Centro de Curitiba; veja o vídeo

Incêndio atinge hotel no Centro de Curitiba; veja o vídeo

O local fica na Rua João Negrão, em frente ao terminal do Guadalupe