Política

Assembleia derruba pensão para futuros ex-governadores, mas mantém benefício vitalício para os que já recebem

 Assembleia derruba pensão para futuros ex-governadores, mas mantém benefício vitalício para os que já recebem

Foto: Dálie Felberg/Alep

Caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) cassar a pensão vitalícia dos ex-governadores do Paraná que já estão aposentados. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) falhou na tentativa de aprovar, hoje (15), a emenda que derrubaria o benefício para os ex-governadores e viúvas que já recebem a pensão. Foram apenas 27 favoráveis à extinção do pagamento da verba de representação, insuficientes para extinguir o benefício. Mais cedo, por unanimidade, os 44 deputados presentes derrubaram a pensão para os futuros ex-governadores.

Um dos autores da emenda, Homero Marchese (PROS) criticou a postura do presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), pela forma como conduziu a matéria e por marcar a votação para uma quarta-feira pela manhã. O parlamentar ainda acusou ex-governadores de fazerem lobby pela manutenção da aposentadoria:

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), contrário à emenda, argumentou que não cabe à Assembleia decidir sobre o assunto. Para o parlamentar, é o Judiciário quem devem apontar se a verba se trata, ou não, de um privilégio:

A deputada Mabel Canto (PSC) rebateu o parlamentar, chamando de omissos os parlamentares que se ausentaram das discussões. Ela lembra que os ex-governadores não contribuíram para a previdência para ter direito ao benefício:

Nelson Justus (DEM), contrário à emenda, minimizou a relevância da emenda. Ele disse que os ex-governadores precisam da ‘verba de representação’ para sobreviver, e argumentou que o valor dispensado dos cofres públicos é irrisório:

Arilson Chiorato (PT) se absteve da votação argumentando que os deputados não podem alterar direitos adquiridos:

Emerson Bacil (PSL) lembrou que a pensão vitalícia para ex-governadores é um escárnio ainda mais evidente no momento em que o País discute a Reforma da Previdência:

A emenda que ampliaria a revogação da pensão vitalícia para todos os ex-governadores ou seus dependentes recebeu apenas 27 votos favoráveis entre os 44 parlamentares presentes. As ausências também foram criticadas durante a sessão. Entre os presentes, nove deputados votaram “não” e seis se abstiveram.

Atualmente o estado paga 12 pensões vitalícias para nove ex-governadores e três viúvas. O valor repassado a cada um é igual ao teto do funcionalismo, equivalente a um salário de desembargador: R$ 30.471,11.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços