COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Atendimento aos clientes deve ser visto como uma estratégia de negócio

 Atendimento aos clientes deve ser visto como uma estratégia de negócio

Foto ilustrativa: Sam Lion/Pexels

Toda e qualquer experiência começa no primeiro contato. E quando se fala de uma relação entre marca e cliente este é sempre um ponto delicado. Qualquer atrito ou ruído neste momento pode colocar em risco a conclusão do processo e fazer com que ambos terminem no prejuízo. Por isso, criar uma boa experiência para o cliente envolve investir em recursos nesta área. Felizmente, hoje, ao contrário do que se viu no passado, os empresários estão conscientes da importância de investir em treinamentos para prestar um melhor atendimento e, por consequência, ter um relacionamento duradouro com os clientes.

A verdade é que o atendimento ao cliente é uma das áreas mais importantes dentro de qualquer negócio. E o motivo é simples, pois clientes satisfeitos compram mais, se fidelizam e se tornam promotores da marca.

Então é preciso investir em um atendimento mais humanizado, que traga mais benefícios para a empresa, a torne mais rentável do que a média, com clientes mais satisfeitos e colaboradores mais felizes.

Aliás, o que se observa na prática é que um negócio competitivo e que gera boas experiências aos clientes precisa, primeiro, envolver os colaboradores no treinamento de forma inteligente e desenvolver processos que eliminem a burocracia. Afinal de contas, ter uma mesma forma de fazer as coisas é diferente de manter ações burocráticas repetidamente.

Por fim, as empresas precisam também entender que o futuro da experiência do cliente passa por uma transformação cultural da compreensão sobre a importância do atendimento. Hoje o setor que mais investe em atendimento a clientes é o comércio. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin