COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Rede de farmácias paranaense conquista dois prêmios pelas boas práticas de gestão

 Boa gestão é fundamental para a sobrevivência dos negócios

(Divulgação)

Os setores de uma empresa devem funcionar sinergicamente para que tudo corra bem e não corra o risco de um dia ter que fechar as suas portas por falta de uma boa gestão. Por exemplo, um relógio precisa que todos os seus componentes se entendam e estejam sincronizados para que a hora seja mostrada. Da mesma forma, isso deve acontecer com as empresas. Se um setor apresentar alguma falha, e não funcionar como deveria, toda a operação será afetada, atingindo as outras áreas da empresa.

E aí está a importância de uma boa gestão empresarial. Aliás, A gestão é importante porque é ela que vai manter o negócio no mercado competitivo.

E hoje eu falar de um case de sucesso de gestão, que é o da rede de farmácias Nissei, que teve seu trabalho de gestão reconhecido, este ano, por duas renomadas consultorias internacionais. A Nissei, comandada pela família Maeoka, recebeu a distinção da Great Place to Work (GPTW), referência global em ambiente de trabalho, e foi uma das selecionadas na edição brasileira do programa “Empresas com Melhor Gestão”, realizado pela Deloitte, considerada uma das principais empresas de auditoria empresarial do mundo.

Esses prêmios ressaltam o comprometimento da rede de farmácias, que começou suas atividades em Curitiba, em proporcionar um ambiente de trabalho positivo e eficiente para seus colaboradores. Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a marca ocupa a oitava posição entre as maiores redes farmacêuticas do Brasil em número de lojas, e, atualmente, tem presença estabelecida no Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

No caso específico do prêmio nacional “Empresa com Melhor Gestão”, promovido pela Deloitte, este foi o segundo ano em que a Nissei foi contemplada. O que isso representa?

O reconhecimento teve como objetivo destacar práticas de gestão de excelência, sendo voltado a negócios de capital fechado e baseando-se em quatro principais eixos de análise, que são Estratégia e ESG, Cultura e Compromisso, Capacidade e Inovação e Governança e Finanças.

É importante destacar que este programa teve início no Canadá, em 1993, e hoje está em 46 países. Ao longo de 30 anos, mais de mil empresas foram reconhecidas no mundo todo.

Para o CEO da Nissei, o empresário Alexandre Maeoka, a conquista do selo é uma resposta à constante busca pela integração dos processos internos e externos. Além disso, o empresário considera que saber que as estratégias de gestão da Nissei estão indo ao encontro das boas práticas de mercado é um impulsionador para que a rede de farmácias paranaense possa aprimorá-las ainda mais.

Por último, ainda este ano, a Nissei se destacou principalmente na área de Estratégia e Governança & Finanças, e também em práticas de Recursos Humanos, cultura organizacional e ESG. Agora, o mais interessante é que a rede não gosta de ficar parada e uma grande fortaleza da marca é nunca estar satisfeita.

Aliás, na avaliação do sócio da Deloitte, Fabio Carneiro, esse é o primeiro passo para ser uma empresa com melhor gestão. Ainda segundo ele, é importante perceber que empresas familiares de capital nacional, como a Nissei, estão evoluindo continuamente na governança e nos aspectos de ESG. Afinal, empresas assim geram mais empregos, mais receita e entram em um ciclo virtuoso.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin