Cães e gatos precisam de cuidados extras nos dias mais frios

 Cães e gatos precisam de cuidados extras nos dias mais frios

Foto: Channey Jib/UnsdPlash

Foto: Channey Jib/UnsdPlash

O inverno pede cuidados redobrados com os pets. Mesmo os animais peludos, como cães e gatos, sofrem com as baixas temperaturas e, assim como os humanos, ficam mais sensíveis a contrair doenças. Algumas raças são mais preparadas para o tempo gelado, como Husky e São Bernardo no caso dos cães, e Persa, no exemplo felino.

Mesmo assim, alguns cuidados podem ser adotados para tornar o ambiente mais agradável e saudável para os animais. A médica veterinária Consuelo Martin Ferreira dá algumas dicas.

É importante também ficar atento a sinais de problemas de saúde, que podem representar o início de doenças ligadas ao frio.

A médica alerta também para a idade dos animais. Idosos e filhotes são mais sensíveis às mudanças climáticas e exigem atenção – como uma alimentação mais gordurosa e controle da temperatura do ambiente. No caso dos cães, a vacina contra a gripe é uma boa opção para evitar contaminação.

A dose é anual e deve ser aplicada no início do inverno. Já para os felinos, ainda não existe uma vacina desenvolvida. No entanto, oferecer aquecimento extra é uma forma de ajudar a manter o animal confortável. Para quem tem pássaros, a dica é cobrir as gaiolas e viveiros e, se possível, manter os criadouros dentro de casa. Da mesma forma, a temperatura de aquários precisa ser controlada. Para outras espécies, a dica é consultar um veterinário para entender quais as necessidades específicas.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem